Corinthians x Coritiba
Araraquara, 16h
Corinthians: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Morais e Danilo; Liedson e Willian. Técnico: Tite.
Coritiba: Vanderlei; Maranhão, Cleiton, Jéci e Eltinho; Willian (Djair ou Léo Gago), Marcos Paulo, Éverton Ribeiro, Tcheco e Éverton Costa; Leonardo. Técnico: Marcelo Oliveira.
Estádio: Fonte Luminosa. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA-MG). Auxs.: Guilherme Dias Camilo (MG) e Jair Albano Felix (MG).
Entrevista
Tcheco, meia do Coritiba
Jogar fora da capital paulista muda algo para o Coritiba?
Em termos de torcida, não. A torcida do Corinthians é impressionante, leva muitos torcedores aos estádios mesmo fora de São Paulo. O estádio lá [Fonte Luminosa] é bom, joguei lá pelo Paulistão, tem capacidade boa [de público] e dá condições boas para os jogadores também.
Sua passagem pelo Corinthians pode render alguns conselhos?
Certamente tenho conhecimento de alguns jogadores. Mudaram alguns, mas posso passar as informações das características. Quanto à forma de jogar do Corinthians, é sempre para frente, sempre empurrado pela torcida tentar fazer uma pressão no começo do jogo. Mas a gente tem de suportar todas as adversidades. Estamos preparados para isso, para provar a qualidade do nosso elenco.
Duas indagações intimamente relacionadas foram exaustivamente repetidas pela imprensa no último treinamento aberto do Coritiba antes da partida de hoje, às 16 horas, contra o Corinthians, pela segunda rodada do Brasileirão. Ambas só ganharão respostas adequadas quando os times subirem ao campo do Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara o local do jogo é consequência de uma punição do STJD ao Timão por motivo de falta de segurança no clássico com o Palmeiras no ano passado.
O técnico Marcelo Oliveira poupará os titulares para a final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira? A equipe conseguirá deixar de lado o pensamento no Vasco, adversário na decisão, para se concentrar apenas no Nacional?
Pelo menos um dos questionamentos o experiente meia Tcheco respondeu. "É difícil a gente deixar de pensar no Vasco, mas temos de tentar nos desligar um pouco. O clima na cidade é esse, o torcedor só quer saber da Copa do Brasil", disse jogador, de 35 anos, um dos que deve ganhar oportunidade no time misto ou totalmente reserva que Oliveira mandará a campo. Já a outra pergunta... "Não vou falar o que senti [do treinamento], se não vou entregar o ouro", brincou o curitibano, que já anunciou o fim da carreira para dezembro.
Com 25 jogadores relacionados para o confronto, Oliveira deixou no ar que vai mesmo poupar pelo menos alguns titulares. A derrota em casa para o Atlético-GO, na abertura do campeonato, trouxe como consequência uma responsabilidade maior ao grupo que medirá forças com o Timão. "É necessário pontuar. Esses pontos são decisivos em um campeonato de pontos corridos", cobrou o técnico.
A composição para iniciar o duelo, entretanto, passará pelo nível de desgaste dos atletas. "Na verdade, não tenho dúvida, tenho opções. Vamos estudar de acordo com a recuperação dos jogadores. Podemos jogar com um time totalmente reserva ou mesclar. Qualquer um que entrar vai ter muita disposição", garantiu o treinador.
"São dois jogos importantes [Corinthians e Vasco], mas o grupo é bom, grande, de qualidade e experiente. Com certeza estaremos focados nessas duas partidas", declarou o zagueiro e capitão Emerson, que provavelmente estará no banco.
Ao vivo
Corinthians x Coritiba, às 16 horas, na RPC TV, na Rádio 98 (FM 98,9) e no tempo real da Gazeta do Povo.