Sob pressão do governo federal por estar com as obras atrasadas para a Copa de 2014, a prefeitura de São Paulo emitiu nesta sexta-feira (29) licença que autoriza o Corinthians a iniciar as obras do seu estádio em Itaquera, na zona leste da capital paulista. A certidão de diretrizes foi emitida pelo secretário municipal de Transportes, Marcelo Branco, em despacho publicado no Diário Oficial da cidade.
As contrapartidas exigidas do clube para a obra são praticamente as intervenções já previstas para serem executadas por Estado e Prefeitura no convênio assinado no ano passado para a construção do estádio. Entre as "ações mitigadoras" previstas está a construção de alças de acesso da Radial Leste para a Avenida Jacu Pêssego.
O governo municipal e o estado ainda estudam pedir que o clube pague parte dessas obras. O custo do Corinthians será basicamente pagar os R$ 12 milhões pelo terreno, que pertence à prefeitura.
A liberação de uma certidão de diretrizes da CET para empreendimentos como um novo estádio costuma demorar até cinco anos. O Palmeiras, por exemplo, esperou 39 meses para obter a licença da Arena Palestra Itália e teve de pagar R$ 6 milhões em contrapartidas de obras viárias e antienchentes para a região da Pompeia.
Para conseguir a licença final para abrir o estádio, o Corinthians ainda precisa cumprir as determinações da certidão emitida pela CET.
Decisão do STF para livrar Palocci desfaz conquistas da Lava Jato e abre caminho para impunidade
Cid relata pressão para delatar e acusa Moraes de ter narrativa pronta; acompanhe o Entrelinhas
As fragilidades da denúncia contra Bolsonaro
Lula suspende Plano Safra por falta de recursos e atraso no Orçamento