O tradicional circuito de Tarumã, localizado na cidade de Viamão, na Grande Porto Alegre, recebe sua última corrida da Stock Car neste fim de semana. A pista, sempre entre as favoritas dos pilotos, mas considerada muito perigosa, com poucas áreas de escape, será substituída pelo novíssimo Velopark, em Nova Santa Rita, também próximo à capital gaúcha.
Para os pilotos, a pista deixará saudades. Thiago Marques, piloto da equipe JF, lamenta a saída de Tarumã do calendário. Segundo ele, a pista é bem divertida, com curvas de alta velocidade, diferente dos circuitos mais novos, mais travados. Mas ele ressalta a falta de segurança em alguns pontos do traçado.
"Gosto muito da pista de Tarumã e gostaria que ela permanecesse recebendo a categoria. Eu e vários outros pilotos da Stock sentiremos saudades do circuito. É uma pista bem divertida, com curvas de alta velocidade, bem desafiante e diferente das pistas modernas, que costumam ter mais trechos travados. Sou fã de Tarumã, mas é claro que existem alguns pontos ultrapassados, como a falta de áreas de escape", disse Thiago Marques.
Presente na Stock Car desde o dia 22 de abril de 1979, quando recebeu a prova inaugural da categoria, o circuito de Tarumã já está pronto para a corrida deste ano. A pista de 3.016 metros teve melhorias no acabamento nesta semana, como a pintura das zebras e dos muros.
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil