Abu Dabi - Não tem jeito: o grande assunto nos dias que antecedem o GP dos Emirados Árabes, última etapa do Mundial, no domingo, é a possibilidade de a Red Bull fazer jogo de equipe para favorecer o australiano Mark Webber na disputa com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. E ontem o dono da escuderia austríaca, Dietrich Mateschitz, deu uma declaração capaz de colocar em estado de choque o mundo da Fórmula 1: "Eu prefiro ser vice-campeão a ganhar o título com uma ordem de equipe."
Para ser campeão, Webber precisa vencer em Abu Dabi e torcer para Alonso não ser o segundo. Por isso o mundo todo se pergunta: se o companheiro de equipe de Webber, o alemão Sebastian Vettel, estiver em primeiro na corrida, com o australiano em segundo e Alonso em terceiro, a Red Bull vai mandar seus pilotos inverterem as posições? Qualquer outra equipe faria isso sem pensar duas vezes, mas o time de Mateschitz não se cansa de dizer que é diferente dos outros e promete mostrar isso na prática em Abu Dabi. "Nunca pensamos em interferir nas posições dos pilotos", afirmou o dono da equipe, que citou a troca de posições entre Alonso e Felipe Massa no GP da Alemanha, determinada pela Ferrari, para sustentar sua posição. "O mundo inteiro condenou a Ferrari pelo que eles fizeram em Hockenheim, mas nós acabamos sendo tachados de idiotas porque não fizemos o mesmo", disse Mateschitz, referindo-se ao GP do Brasil, em que não houve ordem para que Vettel cedesse a vitória a Webber, o que seria melhor para a equipe Alonso lidera o campeonato com 246 pontos, contra 238 de Webber e 231 de Vettel.
No último fim de semana, Alonso foi sincero ao dizer que adora essa política da Red Bull, já que ela inegavelmente aumenta as suas chances de título. Mateschitz, no entanto, confia que um dos pilotos de sua equipe será campeão sem precisar de uma troca premeditada de posições. "Não há nenhuma garantia de que Alonso vai sempre ter sorte", provocou o empresário austríaco. "A verdade é que nós vamos ter uma corrida incrivelmente empolgante no domingo, com muita tensão."
O dono da Red Bull afirmou ontem que sua equipe conseguiu cumprir 50% de seus objetivos na temporada ao ganhar o Mundial de Construtores. O circuito de Yas Marina, em Abu Dabi, é muito favorável aos carros da Red Bull, que no ano passado fez dobradinha na etapa de encerramento do campeonato com Vettel em primeiro.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião