O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, garantiu apoio total à realização dos Jogos Olímpicos de 2016, caso a cidade de Tóquio seja escolhida na disputa com Chicago, Madri e Rio de Janeiro. "Vamos dar todas as garantias que forem necessárias. Construiremos o que for preciso construir e financiaremos o que for preciso financiar", disse, em encontro com os inspetores do Comitê Olímpico Internacional (COI).

CARREGANDO :)

Os 13 membros da entidade que formam a comissão de inspeção chegaram a Tóquio nesta semana para analisar a infraestrutura hoteleira e de transportes e conhecer os locais onde serão construídas as novas arenas de competição.

A cidade, que já recebeu a Olimpíada de 1964, aposta no reaproveitamento de arenas - diz que será necessário construir apenas 11 dos 34 locais de competição - e na curta distância, que prevê a maioria dos ginásios num raio de oito quilômetros da Vila Olímpica.

Publicidade

Ex-atirador, com participação nos Jogos de Montreal, em 1976, Aso se mostrou otimista. "Temos uma excelente estrutura e uma cidade das cidades mais avançadas em termos de arenas esportivas meio ambiente e segurança pública", defendeu.

A inspeção se encerra nesta sexta-feira. Depois, os membros do COI ainda irão a Madri e ao Rio - Chicago foi a primeira cidade a ser visitada. A escolha das sedes será no dia 2 de outubro, numa assembleia em Copenhague, na Dinamarca.