O presidente da Associação de Clubes de Futebol do Paraná (Futpar), Joel Malucelli, considerou desastroso o resultado de toda a polêmica envolvendo o artigo 9º do regulamento do Campeonato Paranaense. Em decisão tomada nesta quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), manteve a literalidade do que diz o artigo e concedeu o chamado supermando de jogo ao Atlético Paranaense (saiba mais).
Para ele, o problema maior será encarar a mesma polêmica no próximo Estadual, em 2010. "Como presidente da Futpar acho lamentável porque vamos ter que respeitar essa fórmula ano que vem. Por obrigação legal, pelo que prevê o Estatuto do Torcedor, não teremos a possibilidade de mudar o regulamento. O tempo de se passar por cima das regras no futebol paranaense acabou", disse Malucelli, à Gazeta do Povo.
Irritado por afirmar que o problema poderia ter sido evitado, o presidente da Futpar disparou contra a Federação Paranaense. "Quando fomos lá para apresentar a solução para toda essa polêmica, sequer fui recebido". Malucelli afirmou que ao se constatar o problema, a Futpar convenceu o Atlético a abrir mão dos sete mandos. "Demos o caminho todo, resolvemos o problema, mas fomos ignorados pela Federação".
Assumindo parte da culpa por deixar que o regulamento fosse levado adiante com o "erro", Malucelli afirmou que se todos concordaram, o que está escrito precisa ser cumprido e as responsabilidades e conseqüências disso precisam ser arcadas por todos. "O tempo de passar por cima de normas e regras, como acontecia em gestões passada, já passou", repetiu.
Para Malucelli, faltou humildade de todos os envolvidos em reconhecer o erro. "Nesse episódio, faltou humildade dos dirigentes em reconhecer que estavam errados. Depois disso poderiam se reunir e resolver o problema na base do diálogo. Vamos ter que amargar um campeonato assim, desproporcional, também no ano que vem", afirmou.
Por fim, lamenta. "O campeonato, a fórmula em si, eram boas, inteligentes. Até aqui estava tudo certo e a última rodada, pro exemplo, foi emocionante. Tínhamos tudo para fazer um dos melhores Paranaenses a história, mas tudo foi manchado".
Lula enfrentará travessia turbulenta em 2025 antes de efetivar busca por reeleição
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
2025 será um ano mais difícil para a economia brasileira