O presidente do Ultimate Fighting Championship (UFC) Dana White voltou a falar neste fim de semana, em Portland-EUA (palco do UFC 102), em trazer o maior evento de MMA (Mixed Martial Arts, o popular vale-tudo) para o Brasil em um futuro próximo. O boato não é novo e já se especula desde março deste ano. Novidade mesmo é a expectativa de que a nova edição do UFC em solo brasileiro após 12 anos.
"Não sei dizer quando vai acontecer, mas estamos começando a tratar disso agora. Contratamos uma grande empresa de relação públicas, temos um acordo de televisão no Brasil e a audiência é ótima lá", comentou White, em declarações reproduzidas pelo site MMA Junkie. A última passagem do UFC pelo país foi em 1998, quando o evento realizado em São Paulo teve como luta principal o encontro entre o curitibano Wanderlei Silva e o carioca Vítor Belfort. O então lutador da Chute Boxe acabou nocauteado logo no início do combate.
Desde então, o UFC mudou de mãos, abocanhou o extinto evento japonês Pride (seu maior concorrente no mundo do MMA) e ajudou na expansão do esporte, que hoje supera em sucesso e audiência nos Estados Unidos o tradicional boxe. Dono dos principais nomes da organização, o Brasil estaria em um pré-calendário para 2010, porém a vinda concreta ainda depende de questões econômicas e do acerto junto a empresários brasileiros.
O local onde esta segunda edição brasileira do UFC aconteceria também é um mistério. A tendência natural é que ocorra no eixo Rio-São Paulo, mas Curitiba promete apresentar uma "terceira via" para trazer o Ultimate.
"Em 2010 vamos ter o Mundial de Caratê aqui e, se o UFC vier mesmo para o Brasil, nós iremos oferecer a nossa cidade. Já temos uma excelência em produção de eventos, caso o Dana White confirme este boato antigo que é a vinda do UFC, falarei com ele. Temos uma ótima relação pessoal", disse Rudimar Fedrigo, secretário de Esporte e Lazer da prefeitura e mestre da Chute Boxe, à Gazeta do Povo.
Por enquanto, o que se sabe é que a vinda do Ultimate para o Brasil viria a ser um "prêmio" também aos lutadores do país que integram o evento. "Esses caras merecem ser vistos e conhecidos pelos fãs brasileiros", completou Dana White.
Atualmente os curitibanos Wanderlei Silva, Maurício Shogun e Anderson Silva (dono do cinturão dos Médios e considerado o "melhor peso-por-peso" do MMA) representam a cidade no evento.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Deixe sua opinião