O presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou a lei 5.524/06, que cria a Timemania, nesta quinta-feira. Aprovada na Câmara dos Deputados no último dia 5, a iniciativa criará uma loteria para ajudar os clubes de futebol do país a refinanciar e pagar suas dívidas com a União.
A Timemania terá funcionamento semelhante à Quina e à Mega-Sena. No entanto, em vez de números, o apostador escolherá entre 80 escudos dos times participantes das Séries A, B e C do Campenato Brasileiro.
Após quitarem suas dívidas fiscais e trabalhistas, os clubes poderão utilizar os recursos da loteria para investimentos, por exemplo, nas categorias de base, na estrutura de treinamento, assim como na contratação e manutençao de jogadores.
Os clubes terão prazo de 180 meses (15 anos) para ficarem em dia. A Caixa Econômica Federal, que vai administar a loteria, estima um arrecadamento anual de R$ 500 milhoes. Para o ministro do esporte, Orlando Silva Júnior, a iniciativa marcará uma nova era no futebol brasileiro:
"Esperamos que, com a maior profissionalização do futebol, a exportação de talentos para o exterior diminua e nossos craques tenham condições de jogar aqui, valorizando e fortalecendo os campeonatos nacionais."
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada