Espera pelo segundo filho coroa a recuperação de Marcos Aurélio
Foi quase um anúncio em rede nacional. Tão logo o atacante Marcos Aurélio marcou o primeiro gol do Coritiba, no domingo, contra o São Paulo, e colocou a bola por dentro da camisa para comemorar, nas arquibancadas do Couto Pereira o telefone da esposa do atleta, Janaína, não parou mais de tocar. Boa parte do país assistiu aos dribles do atacante nos zagueiros são-paulinos e o toque sutil para as redes. Do futebol do baixinho, contudo, ninguém duvidava, só esperava mesmo a hora que ele retornaria com toda força. Mas a festa deixou todos desconcertados.
Alviverdes
Foram
Vicente e Thiago Silvy não fazem mais parte do elenco alviverde. O lateral rescindiu, amigavelmente, o contrato com o Coritiba. Deverá ir para a Ponte Preta. Já o atacante foi emprestado ao América-RN.
Lesão
Rodrigo Crasso sofreu uma lesão no músculo posterior da Coxa direita no jogo contra o São Paulo e está fora das próximas três rodadas Barueri, fora, Grêmio, no Alto da Glória, e Atlético, na Arena.
Thiago Gentil
O jogador deverá ser inscrito apenas em agosto, quando é permitida a contratação de jogadores do exterior.
O Coritiba já fez uma proposta para renovar com Marcelinho Paraíba, o jogador gostou e apenas um detalhe poderá dificultar o negócio: a insistência. De acordo com o procurador do atleta, Orlando Almeida, há algumas semanas o clube estaria mantendo contatos direto com o craque na tentativa de acelerar a renovação do contrato e, assim, acabar com qualquer possibilidade de saída do camisa 9 na janela que acaba no fim de agosto. A pressa incomodou os representantes do armador.
"Estou chateado porque o Coritiba está agindo de uma forma não muito ética, assediando o jogador todo dia para ele renovar. O Marcelinho está aí para jogar bola, tem empresário para cuidar disso. Já deixei claro que o senhor (Joseph) Lee (dono da Kirin Soccer, que administra a carreira do meia) está no exterior e só quando ele voltar, semana que vem, vamos tratar do assunto", reclama Almeida.
Marcelinho tem vínculo com o Coxa até o fim do ano, mas há uma cláusula contratual que o permite sair antes desde que seja para o futebol estrangeiro. Por esse motivo os dirigentes alviverdes adiantaram a renovação.
"A proposta feita pelo Coritiba foi muito boa, o Marcelo achou isso. Mas essa pressão no jogador atrapalha (na prorrogação do contrato) porque eles estão fazendo algo que é errado. Já liguei para a diretoria e eles me disseram que não, mas o Marcelinho e a família dele me passam o que acontece", afirma Almeida.
O Coritiba não esconde que pretende manter o seu craque, mas prefere tratar o assunto internamente.
"Temos o maior interesse que o Marcelinho continue conosco. Mas não tratamos de assuntos de renovação pela imprensa", afirma o gerente de futebol do Alviverde, Felipe Ximenes.
A decisão sobre a continuidade ou não do atleta no Coritiba dependerá em muito da chegada de Joseph Lee à capital paranaense. Mas, quando chegar, Lee terá também de analisar as sondagens de equipes do Catar e Suíça. De oficial, contudo, ainda não nada.
"Não recebemos nenhuma proposta", diz Ximenes.
No começo do campeonato Brasileiro Marcelinho teria sido assediado pelo São Paulo. Lee foi um dos que preferiu manter o atleta no Coxa.
"Fizemos um esforço para tirar ele do Flamengo e colocar no Coritiba. Já teve interesse do São Paulo, o presidente Juvenal Juvêncio ligou para o Marcelinho. Mas preferimos deixá-lo aí, ele gosta da cidade, é ídolo no clube", revela Almeida.
* * * * * *
Coritiba 100 anos
Faltam 95 dias - 9 de julho
... Em 1944 nasce Oromar Antônio Neves, em Paranaguá. O ponteiro-direito Oromar, que defendeu o Coritiba de 1966 a 1969 e foi bicampeão do estado (1968/1969), fez dois importantes gols na história do clube: o da vitória contra a seleção da Hungria, em 1967, e o da vitória contra o Saint-Etienne, da França, em 1969.
... Em 1966, o goleiro Joel Mendes estreia no Coritiba. Maior destaque do clube na excursão para a Europa em 1969, Joel transferiu-se para o Santos, em 1970.
... Em 1978, nasce Fernando Büttenbender Prass, em Porto Alegre (RS). Goleiro de muita agilidade, Fernando defendeu o Coritiba de 2002 a 2005, quando teve seus direitos federativos vendido ao União de Leiria, de Portugal.
Se você tem objetos, vídeo, áudio e fotos relativos ao passado do Coritiba, ligue para 41 9957-8672. Os Helênicos se responsabilizam por buscar, fotografar e devolver o material com a maior brevidade possível.