Depois de um ano e dois meses, o Corinthians revelou que Filipi Alvim não pode mais jogar futebol. Em matéria publicada na edição desta segunda-feira do "Estado de S. Paulo", o médico Paulo Farias garantiu que o zagueiro e lateral sofre de um problema cardiológico e não pode mais entrar em campo para atuar.
O jogador foi diagnosticado com uma miocardiopatia, que resulta numa forte arritmia persistante enquando exerce atividades físicas. A última partida de Filipi Alvim, contratado pelo clube paulista ao Acadêmica de Coimbra, de Portugal, foi no dia 21 de novembro de 2004, contra o Cruzeiro. Ele caiu no gramado do Mineirão, sem conseguir respirar, e foi substituído por Wendell. Depois disso, nunca mais voltou a jogar.
Segundo a reportagem revelou, o jogador foi vítima de erro médico. Ele chegou a desmaiar em campo quando atuava pelo clube português, mas a falta de ar enganou os médicos do Acadêmica, que diagnosticaram asma. Acreditando ser asmático, Filipi Alvim passou a tomar o remédio Singulair, sem necessidade.
Sem alarde, Filipi Alvim rescindiu seu contrato com o Acadêmica em maio do ano passado e se afastou do Corinthians. A imprensa portuguesa chegou a noticiar que uma asma crônica havia sido o motivo de sua saída. Atualmente, ele está em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde cursa Educação Física.
Prestes a completar 27 anos, Filipi Alvim vai regularmente a São Paulo para se consultar com Paulo Farias no hospital Dante Pazzanese.