Apesar do esforço meticuloso do Comitê Organizador da Copa de 2006, cerca de seis meses antes do início do torneio os alemães foram confrontados com problemas gravíssimos, como rachaduras em estádios que já fizeram com que partidas da Primeira Divisão do futebol alemão fossem canceladas para evitar o risco de vida de torcedores, caso de Kaiserslautern, onde uma tribuna ameaçou desabar e precisou ser escorada com colunas.
O vice-presidente do Comitê, Horst Schmidt, disse que "não há motivo para pânico" porque ainda há tempo para melhorias, mas o caso preocupa os torcedores. Alguns fãs do FC Kaiserslautern e do Eintracht Frankfurt devolveram os ingressos da partida que foi adiada para o próximo dia 14.
Em Frankfurt, onde em junho o Brasil venceu a Argentina debaixo de muita chuva - parte da cobertura do estádio não resistiu ao excesso de água -, há enorme esforço da prefeitura para evitar "danos à imagem da cidade", como disse um porta-voz. Segundo o diretor do estádio, Manfred Nass, o problema foi apenas leve. Uma coluna de apoio não estava bem fixada. O problema voltou a ocorrer em outubro, durante um jogo da Primeira Divisão, o que deixou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, preocupado.
Ventiladores à beira do campo para amenizar o calor
Os estádios de Kaiserslautern e Frankfurt não são os únicos com problemas. Em Nuremberg, eles são tão graves que recentemente os torcedores de um lado da tribuna passaram por momentos de pânico. O estádio foi feito para torcedores quietos. Quando muitos se levantaram ao mesmo tempo em um momento de emoção, parte da estrutura da construção balançou.
O ex-jogador Uwe Seeler diz no manual distribuído à imprensa que o estádio de Hamburgo é um dos melhores da Alemanha. Mas também tem problemas. Os encarregados torcem para que no dia dos jogos em Hamburgo não faça muito calor, embora a Copa ocorra no verão europeu. Como as tribunas são muito inclinadas, impedem a circulação do ar no campo. Para evitar problemas para os jogadores, serão instalados ventiladores à beira do campo.
Por isso, o Comitê Organizador mandou fazer uma vistoria detalhada em todos os estádios da Copa.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião