A decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em acatar o pedido do Atlético Paranaense beneficiado com o "supermando" no octogonal final do Estadual abriu o temor de que o campeonato de 2010 sofra as consequências desta posição adotada pelo tribunal no polêmico caso do artigo 9.º. Contudo, segundo o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, o regulamento pode sofrer algumas alterações para evitar novas polêmicas no próximo ano.
"Acho que a Federação Paranaense de Futebol e o próprio Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná têm todas as guaritas para modificar estes pontos polêmicos do regulamento (para o ano que vem). Se for necessário e chegar ao conhecimento do STJD, eu digo que é algo que defenderei nos autos. É fácil dizer que, se escreveu, não leu, então arque com isso, mas não seria interessante", afirmou Schmitt, em entrevista à Rádio Banda B.
Perante o Estatuto do Torcedor, um regulamento só pode sofrer modificações depois de disputados por dois anos consecutivos, e como no caso do Paranaense as alterações foram feitas para este ano, novas mudanças só estariam previstas para 2011. Todavia, o procurador do tribunal crê que o respeito ao critério técnico e o bom senso pode possibilitar esta "passagem por cima" da legislação vigente.
"É sempre possível corrigir erros, inclusive passando por cima do Estatuto do Torcedor. Se houver a consciência e o entendimento de todos neste sentido, poderemos analisar isto, é algo que o STJD já fez no passado", finalizou Schmitt.
Lula enfrentará travessia turbulenta em 2025 antes de efetivar busca por reeleição
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
2025 será um ano mais difícil para a economia brasileira