Uma vaga, de fato, na Copa Sul-Americana. É isso o que estará em jogo no clássico de hoje entre Atlético e Paraná, às 19h15, na Arena. Quem levar a melhor no duelo regional, que pouco tem empolgado as torcidas, ganhará o passaporte para enfrentar o argentino River Plate nas oitavas-de-final dias 27 de setembro, em Buenos Aires, e 11 de outubro, em Curitiba.
A chance de projeção internacional ficou nas mãos do Atlético depois da vitória por 3 a 1, há uma semana, no Pinheirão, com apenas 3.322 pagantes. Como fez três gols na casa do adversário, pode até perder por 2 a 0 hoje que segue em frente no torneio. Ao Paraná restam apenas as alternativas de conseguir três gols de diferença, ou dois, desde que o resultado seja a partir de 4 a 2. O mesmo placar do primeiro jogo leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Mesmo próximos da classificação para enfrentar, pela primeira vez na história, um clube da Argentina, os jogadores atleticanos ainda não foram acometidos pelo clima de euforia próprio de disputas internacionais. "Seria importante, sem dúvida. É sempre bom termos projeção", foi o máximo que disse o atacante Denis Marques, como a maioria dos companheiros.
Como antes do jogo de ida, quando o Furacão vinha de uma derrota de 5 a 0 em casa para o Botafogo, ainda se fala bem mais no CT do Caju em conseguir a reabilitação instantânea depois de vencer o Paraná, o time voltou a perder pelo Brasileiro (2 a 0 para o Inter) e ficou às portas da zona de rebaixamento.
Na Vila Capanema, o Nacional também não foi totalmente esquecido, mas é nítido que apesar da ingrata missão de vencer pela primeira vez na Arena e de goleada para se classificar, o sonho internacional do Tricolor segue em pé.
Entretanto, nem o discurso comum de que "se eles fizeram três no primeiro jogo, podemos fazer três no segundo" é capaz de esconder o tamanho do feito que seria para os paranistas sair da casa rival com data marcada em Buenos Aires.
"Teremos que fazer o melhor jogo do ano para conseguir a classificação. Não acho impossível, apesar da diferença grande não temos muito a perder e agora somos franco-atiradores", reconhece o zagueiro Émerson, que desperdiçou uma penalidade no jogo de ida e pode perder o status de batedor oficial.
- Na TV: Paraná x Atlético, às 19h15, na FX (canal 54 da Net e 65 da TVA).
* * * * * *
Em CuritibaAtlético x Paraná
AtléticoCléber; Jancarlos, Danilo, César e Michel; Marcelo Silva, Erandir (Alan Bahia), Cristian e Ferreira; Marcos Aurélio e Denis Marques. Técnico: Oswaldo Alvarez.
ParanáFlávio; Gustavo, Émerson e Edmilson; Peter, Pierre, Batista (Serginho), Sandro (Joelson) e Edinho; Cristiano e Henrique (Leonardo). Técnico: Caio Júnior.
Local: Kyocera Arena.Horário: 19h15.Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR).Auxs.: Ednilson Corona e Marco Gomes (Fifa-SP).
Deixe sua opinião