• Carregando...
“Vermelhão” foi o nome dado para a arara vermelha mascote da Copa Verde. | Rafael Ribeiro/CBF/
“Vermelhão” foi o nome dado para a arara vermelha mascote da Copa Verde.| Foto: Rafael Ribeiro/CBF/

A CBF negocia o patrocínio da Itaipu Binacional para expandir a Copa Verde. O torneio, atualmente disputado por 18 times das regiões Norte, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo, ganharia dois representantes paranaenses e um caráter internacional com a com inclusão de um quadrangular final com times paraguaios, que disputariam sua própria edição – exigência da empresa de energia comandada por Brasil e Paraguai.

O plano da entidade era que a mudança ocorresse já no ano que vem, mas a troca de governo nos dois países barrou as conversas. Mario Abdo Benítez tomou posse como presidente do país vizinho em agosto, enquanto Jair Bolsonaro assume em janeiro.

“A Copa Verde tem todo um tratamento da questão ambiental e aí surgiu a ideia de expansão, de sair do plano nacional, com o apoio da Conmebol, e ter a Itaipu, que também tem muitos programas de sustentabilidade, como patrocinadora. Mas essa ideia bateu com um sério problema, que é a mudança de governo nos dois países. Então não será possível aplicar a ideia no ano que vem, mas está na incubadora”, disse o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, à Gazeta do Povo.

TABELA: Veja a classificação e os próximos jogos do Brasileirão

O interesse do patrocínio partiu da CBF e houve, nos últimos meses, várias visitas de dirigentes à sede da empresa em Foz do Iguaçu. A competição, criada em 2014, é acompanhada de ações que estimulam a consciência ecológica, como atividades de reciclagem, concursos de redação com temas ambientais e compensação das emissões de carbono.

“É um patrocínio que agrega. Fizemos várias visitas e passamos todos os conteúdos [do torneio] para federação do Paraguai, para a Conmebol, todos encantados com a ideia, mas teria que passar por um patrocínio mais consistente. E a Itaipu tem um forte trabalho ambiental”, frisa Feldman.

De acordo com o secretário, os clubes paranaenses que poderiam fazer parte de disputas seriam, necessariamente, da região da Tríplice Fronteira, como Foz do Iguaçu, Cascavel ou Toledo. “Estamos elaborando um critério técnico junto coma Federação Paranaense. Não seria por convite. É uma boa ideia ainda em construção”, ressalta.

A reportagem entrou em contato com a Itaipu, que confirmou o interesse da CBF, mas negou qualquer acordo.

“A Itaipu Binacional informa que não existe qualquer acordo oficial entre a entidade e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a respeito de uma parceria para a realização da Copa Verde”.

###

Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]