Idealizada pela Associação de Surf de Guaratuba (ASG), o projeto Dunas e Restingas ganhou mais um aliado na preservação ambiental no litoral do Paraná. Em reunião na sede da Secretaria do Meio Ambiente do estado, a ASG recebeu oficialmente o apoio da Federação Paranaense de Bodyboarding, que passa a fazer parte da campanha já na primeira etapa do circuito profissional do esporte, dias 20 e 21 de junho.

CARREGANDO :)

Participante do programa "A Onda é Preservar", que realiza maratonas ecológicas no litoral do Paraná para o recolhimento de lixo nas praias, a FPB se junta na campanha pela preservação ambiental. "Muitas pessoas tem acampado nas dunas das nossas praias e danificando a vegetação de restingas. Iremos delimitar as áreas de preservação para que a vegetação cresça novamente em Pontal do Paraná e mantenha o equilíbrio no local, evitando que a areia vá para as calçadas e asfalto", explicou Stéfano Triska, presidente da FPB, à Gazeta do Povo Online.

O trabalho voluntário para preservação da restinga é desenvolvido desde 2007 pela ASG, com o apoio da Sema e do Instituto Ambiental do Paraná. A ação já garantiu o isolamento de 2,5 quilômetros da chamada "Praia dos Paraguaios", em Guaratuba, e prevê o isolamento do trecho, desde o Morro do Cristo até a Barra do Saí. A idéia é evitar que as pessoas e seus carros utilizem a área como estacionamento.

Publicidade

"Ficamos muito felizes em saber que outras pessoas estão aderindo a esta iniciativa, que tem como principal objetivo garantir a manutenção da orla do nosso litoral. A ampliação do projeto para outros municípios é extremamente importante e terá o nosso apoio", afirma Marcos Pavin, que coordena o projeto e integra a ASG.

Segundo Raska Rodrigues, secretário do Meio Ambiente, toda ajuda é bem vinda. "Desde o início nós apoiamos as ações da Federação de Bodyboard e da Associação de Surf, porque eles demonstraram interesse em nos ajudar voluntariamente. Agora, a causa ambiental está unindo os dois projetos e formando um verdadeiro exército de jovens esportistas que atuam ao nosso lado na preservação das praias paranaenses", disse, à Agencia Estadual de Notícias.