Nadal recebe do velocista Usain Bolt o seu oitavo troféu de Roland Garros: feito histórico| Foto: Ian Langsdon/ EFE

Rafael Nadal manteve a freguesia sobre David Ferrer na final espanhola de Roland Garros, ontem, e se sagrou octocampeão do Grand Slam disputado em Paris. Com o placar de 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/3, a decisão só surpreendeu pelos protestos que interromperam a partida por duas vezes, durante cinco minutos, no segundo set. Mas não apagou o brilho da partida e nem o feito histórico de Nadal.

CARREGANDO :)

A partida foi marcada pelo grande domínio de Nadal, que se tornou o primeiro a conquistar o mesmo torneio de Grand Slam por oito vezes em simples na Era Aberta. Ferrer, com seu conhecido estilo aguerrido em quadra, mostrou boa resistência somente no terceiro set.

O duelo foi interrompido por duas vezes no segundo set, mas nenhuma delas por causa da chuva fina que ameaçou atrapalhar a partida. Uma manifestação contra a recente aprovação do casamento homossexual pelo Parlamento da França chamou a atenção de todos com uma faixa exibida nas arquibancadas, logo removida pela organização do torneio.

Publicidade

Poucos minutos depois, um dos manifestantes invadiu a quadra sem camisa, com uma máscara sobre o rosto e portando um sinalizador nas mãos. Chegou a ficar a dois metros de Nadal antes de ser retirado pelos seguranças. Ao fim da partida, Nadal recebeu sua oitava taça de Roland Garros das mãos do velocista jamaicano Usain Bolt, bicampeão olímpico e recordista mundial dos 100 metros.

O título amplia os feitos históricos de Nadal. Com 12 troféus de Grand Slam, ele alcançou o terceiro posto entre os maiores vencedores de torneios deste nível, igualando-se ao australiano Roy Emerson, atrás apenas de Roger Federer (17) e Pete Sampras (14).

Nadal é também o tenista com mais vitórias no saibro de Paris. Agora, são 59, contra 58 de Federer e do argentino Guillermo Vilas. O espanhol tem apenas uma derrota em Roland Garros, em 2009 (contra o sueco Robin Soderling). Foi o único ano no qual não se sagrou campeão desde que começou a disputar a competição, em 2005.

O "Rei do Saibro" aumentou também seu domínio no piso lento. Ele acumula 42 títulos nesta superfície, ficando cada vez mais próximo do recorde de Vilas. O argentino soma 46 troféus. Somente neste ano, Nadal se sagrou campeão no saibro por seis vezes.