No último sábado (28), o atleta mais velho da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres - o mesa-tenista Hugo Hoyama, de 43 anos -, foi eliminado logo na primeira partida que disputou. Nesta segunda-feira (30), foi a vez do lado oposto. Com apenas 16 anos, a canoísta brasileira Ana Sátila disputou a prova eliminatória da canoagem slalom e terminou em 16.º, quase se classificando entre as 15 primeiras para a final.
Treze anos mais velha do que canoísta sul-matogrossense, a primeira classificada para a semifinal foi a espanhola Maialen Chourraut, que fez 98.75 pontos no total. Na prova, lidera quem fizer menos pontos. A brasileira acumulou 179.92.
Curiosamente, a idade de Ana Sátila é a mesma que tinha o eslovaco Michael Martikan em Atlanta-1996, quando se tornou o mais jovem medalhista de ouro olímpico ao vencer a prova C1 Slalom.
O objetivo de Ana, porém, não deixou de ser alcançado: adquirir experiência para a próxima Olimpíada. A meta agora é conseguir a vaga no Rio-2016. O lugar em Londres-2012 foi conquistado com o título do Campeonato Pan-americano deste ano, disputado em Foz de Iguaçu, onde ela mora atualmente.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode