Cascavelense Rodolfo Ramos, o Gugu, é um dos favoritos no Street Skate| Foto: Divulgação

De hoje até domingo, Los Angeles (EUA) será uma espécie de Meca dos esportes radicais. Fãs de modalidades de ação voltarão seus olhos para a cidade californiana para acompanhar a 16.ª edição dos X Ga­­mes, a mais importante competição do gênero.Fácil entender como conquistou essa fama: o "x" que intitula o evento significa "extreme" (extremo). Por aí já se sabe como serão os quatro dias de disputa: muita ousadia e alto risco nas manobras das quatro modalidades: bike BMX, moto X, rally e skate. E é nas provas sobre as quatro rodinhas que os brasileiros se destacam.

CARREGANDO :)

Ao todo, são 194 atletas, de 18 países. Só os melhores de cada modalidade. Dentre eles, 14 brasileiros – dos quais, um paranaense, o skatista Rodolfo Ramos, o Gugu. Será a sexta vez que o atleta de Cascavel disputa os X Games. E pela terceira vez será o único representante do Brasil na categoria Street Skate. Seu melhor resultado na competição na Califórnia foi o 4.º lugar em 2009.

Campeão mundial em 2008 e vice no ano passado, Gugu destaca-se pelo estilo agressivo e veloz, transformando o campeonato em show, característica essencial a todos os atletas convidados.

Publicidade

O paranaense junta-se ao clube de brasileiros notáveis no skate que estarão nos X Games, como o carioca Bob Burnquist, presente em todas as edições do evento. Ao todo, conquistou 17 medalhas, 6 de ouro. Neste ano, pode somar mais cinco pódios.

Outro destaque brasileiro sobre o shape é Sandro Dias, o Mineirinho. Embalado por um título e três pódios nos quatro campeonatos disputados neste ano, fará a final do skate vertical. Terá um adversário extra em sua 11.ª participação no campeonato: uma ruptura parcial em um ligamento do joelho. Ainda assim, quer somar mais uma medalha às seis que levou para casa (duas de ouro).

Em 15 anos de X Games, o Bra­­sil tem 55 medalhas, conquistadas por skatistas, patinadores e piloto de BMX. Em 2010, pode chegar a 73. O país é o 3.º colocado no ranking de vitórias do evento, atrás apenas de Estados Uni­­dos e Austrália. Os donos da ca­­sa têm 696 medalhas e os australianos, 58.

Serviço: A ESPN transmite ao vivo todas as disputas da competição, a partir das 15 horas de hoje. As transmissões seguem até domingo.