Atualizado em 09/02/2006 às 20h00
Quatro pessoas continuam internadas na Santa Casa de Cianorte, Noroeste do Paraná, após o desabamento de uma parte das arquibancadas móveis instaladas no Estádio Albino Turbay. Durante o jogo entre Cianorte e Galo Maringá, os degraus tubulares cederam e 28 pessoas ficaram feridas. Duas delas, Antônio Carlos da Silva (24) e Jonathan Willian do Carmo (19) precisaram passar por cirurgias.
De acordo com o médico ortopedista Carlos Eduardo Mori, que foi o responsável pelo atendimento da maioria dos feridos, apesar do susto a recuperação deve ser boa e rápida. "Realmente os dois casos mais sérios foram estes dois que foram operados. O Antônio teve fratura exposta na perna esquerda e o Jonathan uma fratura de luxação no tornozelo. Os demais, sofreram lesões mais leves", disse.
A Polícia Militar foi quem deu o primeiro atendimento. "Os oficiais que estavam no estádio deram o primeiro atendimento junto com o Corpo de Bombeiros. Conseguimos conter o tumulto e, após redigir o boletim de ocorrência listando todos os feridos atendidos, passamos o caso para a Polícia Civil", afirmou o capitão Elias Ariel de Souza.
Investigação
Segundo o superintendente da Polícia Civil de Cianorte, Wilson Henriques, o inquérito já foi aberto para apurar as responsabilidades. "Nossa equipe já fotografou e interditou o local. Peritos de Maringá chegam no sábado para fazer um laudo técnico do acidente", explicou.
Os responsáveis e vitimas serão ouvidos na seqüência. "Vamos intimar o dono do estádio, a prefeitura, os responsáveis pela instalação das arquibancadas e todas as vítimas que quiserem entrar com uma queixa/crime de lesão corporal. Daí poderemos chegar a uma conclusão sobre o que aconteceu realmente", concluiu o superintendente Henriques.
Cianorte se explica
O presidente do Cianorte, Marco Antônio Franzatto, afirmou que o clube não tem culpa no incidente. "Nós contratamos a empresa e eles tinham todas as responsabilidades sobre a manutenção e montagem das arquibancadas. O Cianorte não tem nada a ver com isso".
"Fui ao hospital e os feridos estão quase todos liberados. Até sexta-feira já devem ir para suas casas. Graças a Deus não aconteceu nada mais sério e agora vamos esperar para ver o que a Polícia vai dizer na conclusão do inquérito", afirmou Franzatto.
Interdição
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR), Bortolo Escorssim, determinou, nesta quinta-feira, a interdição preventiva do Estádio Albino Turbay, em Cianorte.
Escorssim declarou, via nota divulgada à imprensa, que o acidente é muito grave e os responsáveis devem ser punidos. A decisão do presidente está baseada nos artigos 9.º (parágrafo 3.º) e 35 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
O presidente do TJD-PR também pediu à Federação Paranaense de Futebol (FPF) que encaminhe ao tribunal as laudos da vistoria realizada em Novembro pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além do parecer da Comissão de Vistorias da FPF.
Durante a tarde desta quinta-feira, o presidente da Comissão de Vistorias da FPF, Cirus Itiberê, determinou a interdição das arquibancadas tubulares do estádio. A última vistoria do estádio foi realizada no dia 3 de novembro.
Na ocasião, as arquibancadas modulares ainda não estavam montadas. "As demais dependências do estádio passaram pelas avaliações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e foram aprovadas. A ala das tubulares foi construída após a inspeção, mas, acredito que o clube deve ter os laudos de algum órgão competente", disse Itiberê.
Deixe sua opinião