Correndo pela primeira vez fora da Argentina, a TC 2000 trouxe para o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, uma prova emocionante, cheia de ultrapassagens e acidentes. A vibração da corrida foi tanta que o resultado oficial só saiu duas horas depois da bandeirada. Norberto Fontana, da Toyota, venceu na pista, mas sofreu um punição de 30 segundos por dar um toque em Emiliano Spataro, da Volkswagem, que "herdou" a vitória.
Gabriel Furlán, também da Toyota, e Cristian Ledesma, da Chevrolet, ficaram com o segundo e terceiro postos no pódio. Pior para Fontana, que fez uma corrida de recuperação, largou em oitavo e foi ganhando posições até a desastrada manobra contra Spataro. Punido, o competidor caiu para a sétima posição.
"Eu estava muito mais rápido naquele momento. O toque só ocorreu por que ele (Spataro) atrasou a freada e desacelerou totalmente. Só por isso é que nos batemos", lamentou.
Na entrevista coletiva, quando a decisão dos comissários ainda não havia saído, Spataro estava visivelmente irritado. Mesmo ao lado de Fontana, bem ao estilo argentino, acusou o adversário de "atitude antidesportiva". Ele já previa o que iria ocorrer mais tarde.
"Essa vitória é minha. Tenho certeza de que os comissários da TC 2000 vão reconhecer o que aconteceu e irão puni-lo". Anteriormente, no pódio, o piloto batia no peito e erguia o dedo dizendo que o resultado tinha sido injusto. Tinha razão.
A parceria entre Stock Car e TC 2000 foi comemorada pelos organizadores depois das provas. O projeto continua, com uma etapa da categoria brasileira em Buenos Aires, no dia 30 outubro.
Classificação
TC 2000 7.ª etapa
1.º Emiliano Spataro (Volkswagen)
2.º Gabriel Furlan (Chevrolet)
3.º Christian Ledesma (Toyota)
4.º Mariano Altuna (Chevrolet)
5.º Oscar Fineschi (Honda)
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião