O espanhol Rafael Nadal, líder do ranking da ATP, anunciou nesta segunda-feira que não disputará a Masters Cup, competição que reúne os oito melhores tenistas do ano, em Xangai, a partir da próxima semana.
Em carta aos fãs e à imprensa em seu site, Nadal alegou problemas físicos para tomar a decisão, que classificou como "uma das mais difíceis de sua carreira". No Masters Series de Paris, na semana passada, ele abandonou sua partida contra o russo Nikolay Davydenko, nas quartas-de-final, devido a uma lesão.
"Estou muito triste por meus fãs em todo o mundo, porque eles esperavam me ver em Xangai disputando cada jogo. Espero poder participar da próxima edição do torneio", disse o espanhol, que criticou o calendário do circuito profissional. "Já mencionei várias vezes que os jogadores ficam muito desgastados com praticamente um torneio por semana.
Nadal afirmou que, embora haja várias especulações sobre sua condição física, fará o possível para estar em condições de jogar a final da Copa Davis. A decisão do tradicional torneio acontece entre 21 e 23 deste mês, em Mar del Plata, na casa da rival Argentina.
Com a desistência de Nadal, o francês Giles Simon, nono colocado na Corrida dos Campeões, ganha uma vaga na competição. Além dele disputam o torneio Roger Federer, Novak Djokovic, Andy Murray, Nikolay Davydenko, Andy Roddick, Jo-Wilfried Tsonga e Juan Martin del Potro.