O tenista número um do mundo, Rafael Nadal, prometeu fazer tudo o que for possível para ficar em forma a tempo de disputar a final da Copa Davis, em que se enfrentam Espanha e Argentina, dentro de apenas duas semanas, na cidade portenha de Mar del Plata.
Nadal está com uma tendinite no joelho direito e viu-se obrigado a desistir da Masters Cup de Xangai, que encerra a temporada da ATP deste ano e que se inicia no domingo. Nadal tampouco conseguiu enfrentar Nikolay Davydenko, na semana passada, pelas quartas-de-final do Masters de Paris.
"Eu farei tudo o que for possível para estar na Copa Davis, mas a minha participação depende do progresso que eu tiver", afirmou à rádio Marca, na quarta-feira, o atual campeão do Aberto da França e de Wimbledon.
"Se eu estiver apenas com 40 por cento da minha condição física, então não participarei", acrescentou. "Tenho alguns dias para me recuperar e vou tentar então treinar um pouco."
A Federação Espanhola de Tênis disse na terça-feira que Nadal precisa de uma semana de descanso e tratamento. O tenista afirmou que faria um teste final no começo da próxima semana a fim de saber se conseguirá representar a Espanha na final do torneio por equipes, de 21 a 23 de novembro.
Nadal voltou a criticar o intenso calendário da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), descrevendo-o como "muito mal organizado."
"É muito difícil estar sempre no seu melhor com um calendário como esse", afirmou. "Eu não disse 'não' a Xangai, foi o meu joelho. Ir para lá representaria um esforço grande demais."
Nadal será substituído na Masters Cup pelo francês Gilles Simon, que jogará contra o número dois do mundo, Roger Federer, na primeira partida do suíço.
Deixe sua opinião