• Carregando...
O recomeço da Williams- A Williams apresentou ontem o seu carro para a temporada 2012 com a esperança de iniciar uma nova fase na Fórmula 1. O FW34 foi o primeiro carro a ser desenvolvido pela tradicional escuderia inglesa após uma profunda reformulação na sua equipe técnica. “Estamos vivendo um recomeço”, disse Frank Williams, chefe da equipe inglesa. Assim como quase todas as equipes do grid, a Williams adotou um “degrau” no bico para atender ao novo regulamento da categoria. O brasileiro Bruno Senna (esq.) e o venezuelano Pastor Maldonado são os pilotos da escuderia | Marcelo del Pozo/ Reuters
O recomeço da Williams- A Williams apresentou ontem o seu carro para a temporada 2012 com a esperança de iniciar uma nova fase na Fórmula 1. O FW34 foi o primeiro carro a ser desenvolvido pela tradicional escuderia inglesa após uma profunda reformulação na sua equipe técnica. “Estamos vivendo um recomeço”, disse Frank Williams, chefe da equipe inglesa. Assim como quase todas as equipes do grid, a Williams adotou um “degrau” no bico para atender ao novo regulamento da categoria. O brasileiro Bruno Senna (esq.) e o venezuelano Pastor Maldonado são os pilotos da escuderia| Foto: Marcelo del Pozo/ Reuters

"Há sempre uma ansiedade na­­tural toda vez que vamos pilotar pela primeira vez um novo carro de Fórmula 1", resumiu, ontem, o inglês Jenson Button, da Mc­­La­­ren, vice-campeão do mundo em 2011 e campeão em 2009.

O britânico e outros 11 pilotos completaram os primeiros quilômetros dos mo­­delos 2012 de suas equipes, em Jerez de la Frontera, na Espanha, dentre eles o australia­no Mark Web­­­­­­ber, da campeã Red Bull, e Felipe Mas­­sa, da renovada Fer­­rari. O brasileiro optou por testar a durabilidade do carro e terminou apenas com o 9.° tempo.

Ainda que os tempos sejam pou­­co representativos, ao menos agora, o mais rápido do primeiro dia de testes da pré-temporada foi Kimi Raikkonen, com a nova Lotus (ex-Renault). O finlandês se dedicou a provas de rali nos dois últimos anos. Raikkonen, campeão do mundo de 2007 com a Ferrari, deu 73 voltas no traçado de 4.428 me­­tros de extensão e registrou 1min­­19s670 na me­­lhor delas.

O dia começou com uma situação insólita no autódromo es­­pa­­nhol que, ao contrário do restante da Europa, sob neve, apresentou temperatura que variou de 5 a 17 graus: Webber não pôde iniciar o treinamento com os ou­­tros pilotos porque o modelo RB8-Re­­nault da Red Bull não es­­tava pron­­to.

"Algumas peças chegaram em ci­­ma da hora", explicou o australiano que, como Massa, necessita ser mais eficiente neste ano. Ao final do dia, completou 53 voltas. Na melhor, fez 1min20s496, em quarto lugar.

O italiano Giorgio Ascanelli, di­­re­­tor-técnico da Toro Rosso, ex­­pli­­cou que nesse primeiro en­­saio prático o importante é ve­­rificar se todos os sistemas fun­­cionam corretamente. Na realidade, as equipes combinaram de realizar também um treino an­­tes da fase europeia do ca­­lendário, em maio.

"Amanhã [hoje] poderemos, de fato, iniciar nossa preparação", disse But­­ton, ratificando a opção da Mc­­Laren, como das de­­mais, de nesta terça-feira aproveitar para checar o no­­vo carro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]