A chuva foi a maior inimiga dos pilotos durante o qualifying para o GP do Japão. Na madrugada deste sábado, as equipes tiveram muitas dificuldades para definir que tipo de pneus levar para a pista de Suzuka e o resultado foram várias escapadas e problemas. Com isso, a surpresa ficou com a Toyota de Ralf Schumacher, pole com o tempo de 1min46s106. O alemão larga na frente do grid pela sexta vez na temporada.
Jenson Button, que será companheiro do brasileiro Rubens Barrichello na BAR em 2006, ficou com a segunda colocação (1min46s141) e o terceiro posto foi obtido pela Renault do italiano Giancarlo Fisichella (1min46s276).
O grid da corrida deste domingo (às 2h horário de Brasília) mostrou o problema trazido pela chuva: a quarta posição foi do dinamarquês da RBR Christian Klien (1min46s464) e o quinto lugar terminou com o japonês Takuma Sato, que está se despedindo da BAR (1min46s841). Sato chegou a liderar por uma volta, mas acabou superado.
Chuva aperta no fim do treino
A Williams tomou a decisão de colocar pneus intermediários e acabou pagando por isso. O primeiro piloto da escuderia a entrar na pista foi Antônio Pizzonia. O brasileiro escapou na volta de aquecimento, teve dificuldades para controlar o carro e fez o 12º tempo (1min48s898). Seu companheiro, o australiano Mark Webber, foi um pouco melhor: sétimo com 1min47s233.
A Ferrari mais uma vez não conseguiu andar. O brasileiro Rubens Barrichello sofreu com a falta de aderência no seu F2005 - o piloto também usou os pneus intermediários da Bridgestone - e obteve a nona colocação (1min48s248). Com a pista completamente cheia de água, o alemão Michael Schumacher foi ainda pior - o heptacampeão usou compostos para chuva pesada, mas foi obrigado a tirar o pé na reta em decorrência da aquaplanagem em seu bólido (14º colocado com 1min52s676).
- Esta fase intermediária não dá para nós. De manhã, com muita chuva, o carro estava muito bom. Agora, foi um desastre - afirmou Barrichello.
O brasileiro Felipe Massa, substituto de Barrichello na Ferrari em 2006 e atualmente na Sauber, também não teve sorte: ficou em 10º (1min48s278).
Equipes mais rápidas do campeonato, a Renault do espanhol Fernando Alonso e a McLaren também decepcionaram os torcedores japonenses. O campeão antecipado de 2005 foi um dos últimos a entrar, mas também sofreu com a chuva. Só conseguiu o 16º tempo (1min54s667). Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya nada acrescentaram: o colombiano nem terminou sua volta e o finlandês foi o 17º (2min02s309), mas vai largar na última posição em decorrência da penalidade de dez posições no grid, sofrida no primeiro dia de treinos livres - o motor quberou pela quarta vez na temporada e teve de ser trocado.
O italiano Jarno Trulli (Toyota) e o português Thiago Monteiro (Jordan) rodaram no mesmo local (curva 9) e não fizeram tempo. Na prova deste domingo, têm a chance de largar dos boxes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião