Nesta terça-feira, dia 23 de junho, os motores de carros, motos, quadriciclos e caminhões vão roncar para o início do Rally dos Sertões 2009. Às 19h os veículos saem de Goiânia rumo a Santa Helena, ainda em Goiás. A chegada será no dia 3 de julho em Natal, no Rio Grande do Norte. Serão dez etapas que percorrerão 5.056 quilômetros através de terrenos irregulares, todos os tipos de solos e dificuldades.
A 17ª etapa do evento reúne números expressivos: 190 competidores, 128 veículos e mais de cinco mil pessoas envolvidas diretamente na organização da competição. Deste contingente, 1.700 profissionais vão se deslocar junto com o comboio do Rally dos Sertões. Mais de três mil pessoas trabalharão nas 11 cidades que receberão os competidores. Os municípios são Goiânia (GO), Santa Helena (GO), Cidade de Goiás (GO), Minaçu (GO), Palmas (TO), Luis Eduardo Magalhães (BA), Barra (BA), Petrolina (PE), Juazeiro do Norte (CE), Caicó (RN) e Natal (RN).
Preocupação ambiental
Durante a prova, uma equipe recolherá todo o lixo, peças e resíduos deixados pelos veículos no percurso. Os objetos mais comuns são pedaços de carros, pneus estourados, sacolas plásticas e resíduos de óleo e combustível.
Além do serviço de limpeza, a equipe também se preocupa em conscientizar os participantes, como explica Carlos Andrade, um dos responsáveis pelo trabalho da equipe ambiental.
"O nosso maior objetivo é a conscientização dos participantes, principalmente como forma preventiva. Também queremos aperfeiçoar o sistema de coleta e o gerenciamento correto dos resíduos. Ao terminar o Sertões, a ação ambiental espera tornar todos os envolvidos no evento e as comunidades cada vez mais conscientes de sua responsabilidade", disse Carlos.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião