Após a derrota de domingo para o Vasco por 1 a 0, o Cruzeiro, além de ter caído da segunda para a terceira posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, perdeu também o posto de time mais disciplinado da competição.
Isso por causa da expulsão do atacante Gil, ocorrida aos 34 minutos do primeiro tempo. Foi o primeiro cartão vermelho recebido pelo Cruzeiro neste Brasileiro, o suficiente para tirar do time a primeira colocação no ranking de disciplina.
O novo líder agora é o Paraná Clube, que segue sem nenhum cartão vermelho e com 43 amarelos. Vale lembrar que o número de cartões vermelhos é o primeiro critério de desempate nesse ranking. O número de amarelos vem em seguida.
De acordo com o regulamento do Brasileiro-2006, o aspecto disciplinar é o quinto critério de desempate na corrida pelo título da competição. Ou seja: se dois times terminarem empatados em número de pontos ganhos e em outros critérios (vitórias, saldo de gols, gols-pró e confronto direto), o desempate será pelo aspecto disciplinar.
Além do cartão vermelho recebido por Gil, o Cruzeiro tem 30 cartões amarelos. O campeão nesse quesito é o jovem zagueiro Thiago Heleno, que já recebeu cinco cartões, isto é, cumpriu suspensão e se encontra novamente pendurado.
Thiago Heleno fez apenas nove partidas no Brasileirão (707 minutos jogados, no total), o que lhe rende uma média de um cartão amarelo a cada dois jogos, ou a cada 141,4 minutos. Como comparação, o também zagueiro Edu Dracena, que fez mais jogos que Thiago Heleno (12 partidas, ou 1.080 minutos jogados), recebeu apenas três cartões amarelos.
Além de Thiago Heleno, outro jogador que possui uma média de cartões amarelos que contrasta com a do restante do grupo cruzeirense é o meia Martinez. Ele possui quatro cartões em nove jogos.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião