Os gritos de "Fora Gionédis" a cada apresentação irregular do Coritiba marcaram as primeiras partidas alviverdes do ano. O receio de ficar fora da segunda fase do Paranaense assustava e todo jogo ruim em casa fazia o Couto Pereira se virar contra o time.
Agora, garantido na etapa dos quadrangulares do Estadual e também classificado na Copa do Brasil, o Coxa comemora poder atuar pela primeira vez sem pressões externas hoje, contra o Roma Apucarana, às 16 horas, no Alto da Glória.
A continuidade na competição foi assegurada na quinta-feira, com as vitórias da Adap Galo e do Rio Branco sobre Cascavel e J. Malucelli, respectivamente.
Ocupando a sexta posição com 23 pontos, a equipe de Guilherme Macuglia entra em campo apenas para tentar terminar entre os quatro primeiros da tabela na final da competição, o time de melhor campanha no somatório das fases anteriores tem o direito de mando na segunda partida.
Entretanto, o treinador não quer que o fato de jogar mais tranqüilo se transforme em relaxamento. Até porque, um resultado ruim fatalmente faria a torcida esquecer a classificação antecipada.
"Ganhar é sempre bom e perante a nossa torcida é obrigação", adverte Macuglia, que não admite seus comandados escolhendo em qual grupo vão ficar no próximo round. "Se desse para escolher, queria o grupo mais fraco. Como não dá, temos de encarar o que vier", afirma.
Na segunda fase, o grupo A será formado pelo primeiro, o quarto, o sexto e o oitavo colocados da etapa anterior. O grupo B terá o segundo, o terceiro, o quinto e o sétimo.
O refresco de não depender do placar desta tarde também não ilude os jogadores coxas-brancas. O elenco sabe que a imagem do empate com o Paranavaí, por 2 a 2, na quarta-feira, já não foi das melhores (cedeu a igualdade após estar duas vezes à frente no marcador) e agora querem mudar a aparência.
"Não precisar desse último resultado é muito bom, mas por outro lado a vitória é fundamental. Queremos ficar entre os quatro", ressalta o goleiro Artur. "No Coritiba sempre tem pressão. A torcida está sempre cobrando e estamos sendo avaliados a cada jogo", diz o meia Pedro Ken.
O atacante Eanes volta de suspensão e é a única novidade na equipe. Anderson Gomes vai para o banco. O meia Caíco está relacionado depois de ter sido poupado nas últimas duas rodadas. Já o avante Edmílson segue trabalhando a parte física.
* * * * * *
Em CuritibaCoritiba x Roma
CoritibaArtur; Anderson Lima, Henrique, Leandro e Douglas; Rodrigo Mancha, Juninho, Pedro Ken e Marlos; Eanes e Keirrison. Técnico: Guilherme Macuglia.
RomaReinaldo; Edinho, João Carlos, Lino e Guaru; Henrique, Carlos Renato, Celinho, Serginho e Bira; Baiano. Técnico: Wanderlei Paiva.
Estádio: Couto Pereira.Horário: 16 horas.Árbitro: Geraldo Borghezan.Auxs.: Rafael Traci e Claudson Alves de Lima.
Fuga de dólares reflete maior desconfiança em relação à economia brasileira
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
A idade mínima subiu: saiba as regras para se aposentar em 2025
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas