Real Madrid e Barcelona disputam neste sábado o maior clássico do futebol espanhol - e com certeza um dos mais importantes do mundo - no Santiago Bernabéu. O vencedor pode assumir a ponta do campeonato caso o líder Osasuna tropece diante do Getafe.
Para chegar à vitória, Real e Barça contam com a força de seus principais atacantes: o brasileiro Ronaldo, que volta após se recuperar de contusão, e o camaronês Samuel Eto´o, atual artilheiro da competição.
Com a recuperação de Ronaldo, Júlio Baptista e Zidane, o Real Madrid terá agora todos os jogadores para a partida. Beckham, que se recupera de uma lumbalgia treinou sem dores nesta sexta-feira e está confirmado. Guti, que era dúvida depois de sofrer uma lesão muscular também nos treinos desta sexta, disse que joga:
- Se fosse outra partida, não forçaria e descansaria em prol de uma recuperação rápida, mas, ante o Barcelona, é uma partida que todos querem jogar. Vale a pena arriscar - afirmou o meia.
Por sua vez, o Barça visita o Bernabéu em seu melhor momento na temporada - conseguiu quatro vitórias consecutivas no Espanhol, contra Osasuna, Málaga, Real Sociedad e Getafe, e recuperou o bom futebol da última temporada.
Mesmo assim, tanto Rijkaard como seus jogadores se mostraram muito cautelosos em suas declarações e tentaram proteger Eto´o, que deve ter uma recepção nada agradável no estádio após insultar o clube de Madri durante as comemorações do título da temporada passada.
Rijkaard admitiu que ainda tem dúvidas com relação ao time titular. A primeira incógnita está no lateral-esquerda, posição em que o treinador não decidiu se manterá o brasileiro Silvinho ou coloca o holandês Van Bronckhorst.
A segunda dúvida de Rijkaard está no setor defensivo do meio-campo, e também inclui brasileiros. Ele não sabe se mantém Thiago Motta, que jogou bem na partida contra o Getafe, ou coloca Edmílson.
O treinador holandês sabe da força da torcida madrileña, mas diz ter certeza de que seus jogadores saberão superar a pressão.
- Haverá muito barulho e uma torcida apoiando muito seus jogadores, mas os grandes homens se sentem muito à vontade nesse tipo de partida e ante esse tipo de ambiente - ressaltou o técnico holandês.
O Barça ocupa a vice-liderança do Espanhol, com 22 pontos, apenas um a mais que o Real, que é o terceiro.