• Carregando...

Vanderlei Luxemburgo não é mais técnico do Real Madrid. A diretoria do clube confirmou as informações surgidas na manhã deste domingo e demitiu o treinador.

Luxa assumiu o Real no final de dezembro do ano passado, após ter sido campeão brasileiro pelo Santos. O treinador não conseguiu nenhum título com os "galácticos", ficando em segundo lugar no último Espanhol (Barcelona foi campeão) e sendo eliminado nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões de 2004/2005 pelo Juventus.

Durante sua passagem, Luxemburgo foi várias vezes criticado e ficou com a cabeça a prêmio no Real. A situação voltou a ficar difícil após a goleada por 3 a 0 para o Barcelona, no Santiago Bernabéu, no dia 19 de novembro.

Desde então, o técnico passou a ser vaiado em todas as partidas do time. No sábado, mesmo com vitória por 1 a 0 sobre o Getafe, Luxa foi bastante criticado e, segundo os jornais espanhóis, o presidente Florentino Pérez chegou a cogitar a demissão do técnico ainda no estádio.

Porém, a decisão só foi tomada neste domingo, em um almoço de Pérez com o vice-presidente Emilio Butragueño e o diretor de futebol Arrigo Sacchi. Em seguida, os três se reuniram com a diretoria do clube e comunicaram a demissão. O brasileiro continuará recebendo salário do clube até o fim do seu contrato, em junho.

Por enquanto, quem ficará no comando é Juán Ramón López Caro, que treina o time B do Real. O clube busca um técnico de nome e os preferidos são Fabio Capello (Juventus), Rafael Benítez (Liverpool) e José Mourinho (Chelsea). Vicente Del Bosque, ex-técnico do time, também está cotado.

Em quase um ano de Real, Luxa treinou o time em 44 jogos, somando Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões e Copa do Rei. Foram 27 vitórias, 11 derrotas e seis empates. A equipe marcou 80 gols e sofreu 44.

Clubes brasileiros de olho

Com a saída de Luxemburgo do Real, os times brasileiros começam a se movimentar para contratar o treinador. Um dos maiores interessados é o Santos, último clube do técnico no Brasil.

O diretor de futebol do Peixe, Francisco Lopes, afirmou que Luxa seria bem-vindo no Santos, mas sabe que terá a concorrência de outros clubes da Europa.

"É um grande treinador e que goza de prestígio com todos aqui no clube. Agora, ele me disse que quer permanecer na Europa por mais algum tempo. Acho muito difícil que o Luxemburgo retorne ao Brasil neste momento. Acredito que ele ainda tenha mercado lá", afirmou Lopes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]