• Carregando...

A nadadora Rebeca Gusmão foi absolvida nesta terça-feira da acusação de falsidade ideológica em exame antidoping realizado durante o Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007. Para o juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, da 27ª Vara Criminal da Capital, não há provas suficientes para a condenação, já que o Laboratório Ladetec enviou para o exame de DNA um frasco com numeração diferente daquele entregue lacrado por ela no dia 12 de julho de 2007.

Rebeca Gusmão foi acusada de fornecer urina de outra pessoa na coleta feita no dia 12 de julho de 2007, no Rio de Janeiro. No Pan, ela se submeteu a três exames - nos dias 12, 13 e 18 - e apenas o do dia 13, feito por um laboratório canadense, deu positivo (para testosterona). Segundo a acusação, o DNA da amostra coletada no dia 12 não era de Rebeca.

No interrogatório, realizado no dia 15 de julho, a nadadora lembrou que a amostra do dia 12 teve seu frasco trocado, e a mudança aconteceu sem seu conhecimento. Rebeca ainda levantou suspeitas sobre o médico uruguaio José Velloso Fernandes, que acompanhou a troca de frasco.

Na sentença, o juiz deu razão às afirmações de Rebeca. Para ele, a garantia dos atletas está justamente na numeração das amostras.

"Afinal, quando da coleta de urina em 12 julho de 2007, a amostra foi colocada no frasco de número 1804068, que corresponde ao número do documento de coleta assinado por ela. Tal frasco, contudo, não se encontra dentre aqueles enviados ao Laboratório Sonda-UFRJ para o exame de DNA, já que a amostra do frasco 1804068 passou para o frasco 1804145 no interior do Laboratório Ladetec, ‘mas não na presença da ré’, como admitiu Francisco Radler de Aquino Neto, coordenador do referido laboratório. A garantia de qualquer atleta está exatamente no número do documento relativo à coleta das amostras ser o mesmo dos frascos das amostras."

No entanto, Rebeca Gusmão segue banida da natação por acumular duas suspensões (de dois anos) por irregularidades. Ela, porém, ainda tem chances de voltar às piscinas. A atleta espera uma decisão favorável da Corte Arbitral do Esporte (CAS) ao seu recurso, mas a resposta ainda não foi anunciada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]