O dia de hoje é especial para o footsack. O esporte nascido em Curitiba terá anunciado seu reconhecimento pelo Ministério do Esporte. Na prática, significará que será possível fazer projetos envolvendo a difusão da modalidade dentro das leis de incentivo, por exemplo. O feito será comemorado com o 5.º Campeonato Brasileiro da modalidade nas quadras do Parque Barigui, ao lado da chaminé, às 11h11.
"O primeiro passo é essa oficialização, que trará recursos. Poderemos ter mais verbas para introduzir o esporte em comunidades carentes e escolas. Nós já temos quadras públicas em 12 escolas da cidade e também em Santa Catarina", contou Marcos Juliano Ofenbock, criador do esporte. O footsack é considerado o sexto esporte criado no Brasil, além de peteca, frescobol, futebol de areia, futsal e futevôlei.
Com influências do futebol, do footbag, do tênis e do próprio futevôlei, entre outros, o footsack já tem sua associação brasileira e federações estaduais no Paraná e em Santa Catarina. As federações paulista e gaúcha estão em implantação e, no exterior, surgem os primeiros praticantes. "Um pessoal da Venezuela entrou em contato comigo. Estão jogando lá num nível muito alto. Já há uma federação do esporte por lá", revelou Ofenbock.
Os próximos passos do footsack são se expandir pela Europa. "Estamos conversando com empresas de refrigerantes e energéticos para fazermos um tour pelas principais cidades europeias. É um esporte de baixo custo e que chama a atenção por onde passa", concluiu.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião