• Carregando...
Sem Nadal, Federer é o favorito para ficar com o título no Grand Slam inglês | Carl de Souza/AFP
Sem Nadal, Federer é o favorito para ficar com o título no Grand Slam inglês| Foto: Carl de Souza/AFP

Londres - O dia, 11 de maio de 2009. Tudo parecia conspirar contra o suíço Roger Federer. Ainda sem títulos no ano, o número dois do mundo assistia ao líder do ranking, Rafael Nadal, dominar a temporada de saibro e com a chance de aumentar mais a confortável vantagem na lista da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) no Masters 1.000 de Madri.

Junho de 2009, dia 22. Tudo parece a favor do suíço. Após ganhar o principal título do saibro, Roland Garros, Nadal pode reassumir o topo do ranking com a ausência do espanhol em Wimbledon, que começa hoje.

Em menos de dois meses, Nadal pode ver desaparecer no dia 6 de julho, dia da publicação do próximo ranking, uma vantagem de mais de 5 mil pontos (o equivalente a dois títulos de Grand Slams e a um de Masters 1.000) que tinha sobre o rival, que o derrotou na decisão do Masters 1.000 espanhol.

Atual campeão, o espanhol sente dor no joelho e não tentará o bi. Com isso, o único tenista capaz de vencer Federer na grama nos últimos sete anos perderá 2 mil pontos. Se faturar o mais tradicional torneio do tênis pela sexta vez, Federer aparecerá no topo do ranking pela primeira vez desde 18 de agosto de 2008, quando foi destronado por Nadal – terá 11.220 pontos contra 10.735 do espanhol. "(A ausência de Nadal) é decepcionante para mim porque adoro enfrentá-lo", disse Federer, a despeito do retrospecto: venceu apenas 7 de 20 jogos.

O suíço se disse "sortudo’" por não ter sofrido graves contusões. "É sorte, mas também planejamento e treino", disse ele, de 27 anos, cujo estilo requer menos fisicamente do que o de Nadal, quatro anos mais novo.

Porém o suíço não quis falar de recordes. "O foco é a primeira rodada e o primeiro ponto", falou ele, que abre hoje a programação da Quadra Central ante Yen-Hsun Lu, de Taiwan. Uma nova vitória em Wimbledon o tira do empate com o americano Pete Sampras em títulos de Grand Slams (14) e o deixa a um do recorde do americano no torneio (sete).

Ao vivo

Torneio de Wimbledon, às 9 horas, no SporTV2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]