"Você acha que o Coritiba corre o risco de cair para a Série B?" Esta é a pergunta a ser respondida no duelo de hoje contra o Botafogo, às 20h30, no Rio de Janeiro, espécie de "referendo" para decidir se o Coxa terá de se engajar de vez na luta contra o rebaixamento ou poderá respirar mais aliviado e voltar à briga por uma vaga na Sul-Americana.
Diferentemente da consulta popular sobre a comercialização de armas de fogo no Brasil, que vai levar milhões de eleitores às urnas amanhã, a resposta ao dilema coxa-branca vai depender apenas dos jogadores escalados pelo técnico interino Lopes Júnior.
Sendo assim, é natural que todas as pesquisas de opinião no clube apontem vitória esmagadora do "Não". "Temos equipe para estar numa situação bem melhor na tabela", defende o meia Rodrigo Batata. "Não podemos manchar o nosso nome", acrescenta o zagueiro Vágner.
O time se preparou durante toda a semana para garantir a vitória de sua "frente parlamentar". Desde segunda-feira à noite os jogadores ficaram concentrados num hotel em Pinhais (região metropolitana de Curitiba) e o trajeto até o CT da Graciosa, para treinos duas vezes por dia, foi o único realizado pelo elenco antes de seguir, ontem, para o aeroporto.
Outro bom motivo para esperar uma vitória do "Não" é o momento do adversário, tão complicado ou mais que o do Coritiba. O time carioca está há oito rodadas sem vencer e será muito pressionado pela torcida na Arena Petrobrás. Para completar, alguns jogadores manifestaram insatisfação com o técnico Celso Roth.
Mas não será fácil. Do outro lado também sobram argumentos para quem defende o "Sim". O maior deles é a seqüência de quatro derrotas, que fez o aproveitamento coxa-branca despencar para 27% no segundo turno. Mantendo o desempenho nas 11 últimas rodadas, o time dependeria de tropeços dos rivais para escapar do rebaixamento.
Um possível empate adiaria o veredicto para terça-feira, quando o Alviverde enfrenta o Cruzeiro, no Couto Pereira. Mas a tendência de vitória do "Sim" poderia ficar clara dependendo dos resultados dos seis clubes que estão abaixo do Alviverde na tabela.
Não é isso o que os jogadores e Lopes Júnior esperam para o reencontro com a torcida. Se tudo correr como o esperado no Rio , a idéia é partir para um referendo diferente na rodada seguinte: "Você acha que o Coritiba pode conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana?"
No Rio de Janeiro
Botafogo
Lopes; Rogério Souza, Rafael Marques, Scheidt e Bill; Jonílson, Diguinho, Gláuber e Ramon; Alex Alves e Caio. Técnico: Celso Roth.
Coritiba
Douglas; James, Vágner, Anderson e Ricardinho; Márcio Egídio, Humberto, Élton (Anderson Gomes) e Rodrigo Batata; Caio e Tiago (Renaldo).Técnico: Lopes Júnior.
Estádio: Arena Petrobrás. Horário: 20h30. Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES). Auxiliares: Alfonso Scarpati (ES) e Marcos Antônio Moreira Collodetti (ES).
Botafogo x Coritiba, às 20h30, no Premiere Esportes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião