Repleta de discussões e detalhes, a reforma de estatuto do Coritiba deve ser concluída em novembro. Até lá, várias etapas do processo estão estabelecidas pelo Conselho Deliberativo do clube. Até 26 de março, os conselheiros recebem sugestões para o novo texto. É um canal aberto para os sócios enviarem a sua contribuição e idéias.
A principal reclamação é a impossibilidade de eleições diretas para presidente, de acordo com o atual estatuto. "Nós estamos abrindo até mais o leque para receber a contribuição do associado. Nós queremos analisar o máximo de contribuição possível de todo o quadro social. Porque todo mundo fala em reforma do estatuto, que precisa de reforma do estatuto, imaginando que essa vai ser a salvação da lavoura, mas cada um imagina uma coisa. Ou existem aspectos que preocupam as pessoas", disse Omar Akel, presidente do Conselho Deliberativo do Coritiba, em entrevista a Gazeta do Povo.
Segundo ele, são vários itens que precisam ser analisados. "Por exemplo, nós temos a cada quatro anos eleições gerais no clube, que todos associados votam para eleger o nosso conselho. A nossa diretoria (Conselho) tem um mandato mais curto, então nós temos em cada quatro anos dois períodos de dois anos de gestão do administrativo. Aí já está uma primeira discussão: Se a diretoria deveria ser eleita para os quatro anos, se a diretoria deveria trabalhar com o prazo de três anos, se deve haver reeleição, se não deve haver reeleição. Se o G9 (Conselho Gestor) é a melhor escolha de administração. Há muitas discussões conceituais e de detalhes", explicou.
A partir dessa análise, até 17 de maio, Comissão Legislativa do Conselho Deliberativo apresenta um anteprojeto da reforma. Depois, os conselheiros podem fazer as emendas necessárias ao texto. Em agosto, a mesma comissão dará o parecer sobre as emendas. Até que em setembro haverá uma nova discussão dentro do conselho. Em outubro, será a chance dos sócios sugerirem suas emendas ao projeto.
"É um vai-e-vem mais participativo o possível para chegar em novembro com a Assembléia Geral, já que no ano que vem já temos eleição de novo", concluiu o presidente do Conselho Deliberativo. O clube vai disponibilizar nos próximos dias um espaço no site oficial do clube para sugestões da reforma do estatuto.
Deixe sua opinião