Londrina A etapa de Londrina da Stock Car, a quinta da temporada, promete mais uma vez uma série de disputas curva a curva nos 3.145 metros do Autódromo Ayrton Senna, considerado pelos próprios pilotos o traçado mais técnico no calendário do automobilismo nacional. A largada está marcada para as 12 horas e a prova terá transmissão do Sportv.
Pilotos e equipes estão de olho na regularidade que poderá garantir uma vaga após a nona etapa, quando serão definidos os dez mais bem classificados que disputarão os playoffs para apontar o campeão da temporada.
Desta forma, o atual campeão Cacá Bueno vai para a pista tentando repetir o bom desempenho da prova passada, em Interlagos e seguir na briga pelas primeiras vagas nos playoffs. "O importante é manter a regularidade. Já consegui duas vitórias aqui em Londrina, e espero contar também com um pouco de sorte", disse o piloto da equipe Eurofarma, terceiro na classificação geral e mais rápidos nos treinos de sexta-feira, com 43 pontos, nove a menos que o líder Thiago Camilo (Texaco/Vogel) e dois a menos que Ricardo Maurício (Matheis Motorsport), que soma 45.
Maurício afirma que o Chevrolet Astra se mostrou equilibrado nos treinos e que tentará largar no lado esquerdo da pista. "Nesta pista, é melhor largar em terceiro do que em segundo, por exemplo, pois logo vem a curva para esquerda e isso pode definir posições", avaliou o paulista, que ano passado largou e terminou em sexto lugar na pista londrinense.
O líder Thiago Camilo sabe que o lugar mais alto do pódio é importante, mas pode substituí-lo tranqüilamente por uma boa soma de pontos em Londrina, visando aos playoffs. "Acho que os dez melhores na classificação têm chances de chegar na frente. Vou procurar não me preocupar com adversário e deixar isso para os playoffs", disse o paulista de 22 anos, que lidera a temporada sem ter vencido nenhuma das quatro provas anteriores.
A prova de hoje marca também a estréia do amazonense Antonio Pizzonia na categoria. O ex-piloto da F-1 não andou bem nos treinos, mas avisa que está em Londrina "para pegar experiência".
Já o piloto de testes da equipe Renault de F-1, o paranaense Ricardo Zonta revela que o desempenho de seu Peugeot evoluiu. Ele espera pontuar pela primeira vez na temporada. "Andei aqui na F-3 Sul-Americana em 95 e venci. Mas agora é outra coisa e em numa diferença de segundo andam quase 30 carros", comentou.
* * * * * Na TV: Etapa de Londrina da Stock Car, ao vivo, às 12 horas, no Sportv2.