| Foto: Albert Gea / Reuters
Massa e Schumacher:
Felipe Massa e Jean Todt: quatro anos de silêncio e parceria com o filho do dirigente
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Confira etapa por etapa o desempenho de Felipe Massa e Lewis Hamilton

16 de março, GP da Austrália

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No inicio da prova, Felipe Massa tentou ultrapassar Heikki Kovalainen e rodou na segunda perna da primeira chicane. O brasileiro quebrou a asa dianteira do carro ao bater nos pneus. Lewis Hamilton venceu com facilidade. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, foi o segundo, com Nico Rosberg, da Williams, completou o pódio. 23 de março, GP da Malásia

Massa rodou na 31ª volta, entre as curvas sete e oito. Kimi Raikkonen venceu a prova. O finlandês da Ferrari, atual campeão mundial da Fórmula 1, assumiu a liderança após a primeira rodada de pit stops e abriu uma vantagem confortável para Robert Kubica, da BMW Sauber, o segundo colocado na prova. Heikki Kovalainen, da McLaren, completou o pódio ao chegar na terceira posição. Hamilton perdeu mais de dez segundos nos boxes por causa de um problema na troca da roda dianteira esquerda. O inglês terminou a corrida na quinta posição.

6 de abril, GP do Bahrein

Felipe Massa dominou a prova desde o início, quando tirou o primeiro lugar do polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, o pole position, e só perdeu a ponta durante a segunda rodada de pit stops. Com isso, ele dá a volta por cima no campeonato após abandonar as duas primeiras corridas da temporada, na Austrália e na Malásia. Lewis Hamilton largou mal e, na segunda volta, acertou o pneu traseiro de Fernando Alonso, da Renault. Hamilton perdeu o bico, e precisou fazer um pit stop para trocá-lo e terminou em 13º.

27 de abril, GP da Espanha

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Felipe Massa foi o segundo colocado, após resistir à pressão de Lewis Hamilton nas últimas voltas da prova. Kimi Raikkonen venceu a corrida em Barcelona.A prova foi marcada por um grande susto. Na 22ª volta, Heikki Kovalainen sofreu um estouro de pneu, passou reto na curva 9 e entrou embaixo da barreira de pneus. O acidente causou uma longa entrada do safety car, enquanto o finlandês era removido de seu carro. O piloto foi levado ao centro médico do autódromo e a McLaren comunicou que ele não sofreu lesões graves. O helicóptero da corrida foi acionado e Kovalainen removido para um hospital próximo para mais exames, mas se recuperou bem.

11 de maio, GP da Turquia

Massa venceu a prova e assumiu a vice-liderança do Mundial de Pilotos, apenas sete pontos atrás de Kimi Raikkonen, terceiro colocado na prova. Lewis Hamilton fez três paradas nos boxes, uma a mais do que os dois pilotos da Ferrari. Com isso, ele garantiu a segunda posição.

25 de maio, GP de Mônaco

Nas ruas do principado de Mônaco, Felipe Massa, da Ferrari, ficou com a terceira posição. Lewis Hamilton venceu em Monte Carlo. Robert Kubica, da BMW Sauber, foi o 2º colocado.

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8 de junho, GP do Canadá

A Ferrari errou no primeiro pit stop de Felipe Massa. A escuderia italiana não reabasteceu o carro do brasleiro, durante a entrada do safety car e forçou Massa a entrar de novo nos boxes para fazer outra parada, já com bandeira verde e a corrida recomeçada. Com a confuão, o brasileiro acabou em 5º. Robert Kubica, da BMW Sauber, conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1.

22 de junho, GP de França

Felipe Massa venceu a prova e assumiu a liderança do campeonato pela primeira vez em sua carreira. Lewis Hamilton errou feio. Ele, que já tinha sido punido com a perda de dez posições no grid de largada, teve de fazer um drive through (entrada extra nos boxes) após cortar a chicane, enquanto ultrapassava Sebastian Vettel na primeira volta. O piloto da McLaren chegou apenas na décima posição.

6 de julho, GP da Inglaterra

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Massa fez uma péssima corrida na chuva, Hamilton aproveitou e venceu mais uma, igualando a pontuação de Massa no Mundial de Pilotos. Destaque para Rubens Barrichello, brasileiro da equipe Honda. Largando em 16º, Rubinho provou suas habilidade debaixo d´água chegou em terceiro, garantindo o pódio.

20 de julho, GP da Alemanha

Felipe Massa chegou na terceira posição após tentar mudar a estratégia durante a entrada do safety car. O brasileiro da Ferrari fez seu pit stop e levou vantagem em relação a Hamilton, que não parou. No entanto, o piloto da McLaren tinha um ritmo mais rápido e fez a ultrapassagem a dez voltas do fim. O brasileiro Nelsinho Piquet se aproveitou da bandeira amarela e assegurou um segundo lugar brilhante após largar em 17º.

3 de agosto, GP da Hungria

Com a quebra na penúltima volta, Felipe Massa caiu para a terceira posição no Mundial de Pilotos, a oito pontos de Lewis Hamilton, que manteve a ponta no campeonato mesmo com o abandono da prova. Heikki Kovalainen venceu pela primeira vez na carreira.

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24 de agosto, GP da Europa

Felipe Massa venceu com facilidade. O brasileiro largou na pole position, fez a melhor volta e só perdeu a liderança durante a primeira rodada de pit stops. Lewis Hamilton, líder do campeonato, foi o segundo colocado, mas não chegou a ameaçar o domínio do piloto da Ferrari.

7 de setembro, GP da Bélgica

Massa herda vitória de rival. Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada em Spa-Francorchamps em primeiro lugar, seguido por Felipe Massa e Nick Heidfeld, da BMW. Porém, uma manobra do inglês a duas voltas do fim, quando tentava tomar a liderança de Kimi Raikkonen, acabou custando a vitória ao inglês. Após a ultrapassagem proibida, Hamilton não devolveu a posição ao finlandês da forma correta. O incidente foi investigado pelos comissários da prova, que horas depois penalizaram o piloto da McLaren com 25 segundos em seu tempo total de corrida. Massa é declarado o vencedor.

14 de setembro, GP da Itália

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Felipe Massa chega em sexto, uma posição a frente de Hamilton. Após largar na pole position, Sebastian Vettel venceu com pista molhada. O alemão conseguiu a primeira vitória na carreira e também da STR e se tornou o mais jovem piloto vitorioso na F-1.

28 de setembro, GP Cingapura

A Ferrari acabou com a corrida de Felipe Massa no primeiro pit stop. O brasileiro estava parado na posição correta enquanto aguardava o fim do reabastecimento, quando a equipe acendeu o sinal verde e o liberou para sair, com a mangueira ainda engatada. Ele teve de parar no fim do pit lane e aguardar a chegada dos mecânicos para resolver o problema. Além disso, a Ferrari ainda liberou Massa no pit lane praticamente em cima do alemão Adrian Sutil, da Force India, o que ocasionou uma punição com drive through (passagem pelos boxes).

O brasileiro passou o resto da corrida nas últimas posições, sem poder fazer muito, e encerrou a prova no 13º lugar. O bicampeão do mundo Fernando Alonso, da Renault, acabou com um jejum de um ano e venceu o GP de Cingapura, a primeira corrida noturna e a 800ª da história da Fórmula 1. Hamilton foi o terceiro.

12 de outubro, GP do Japão

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Felipe Massa chegou na sétima posição, após ser punido no início da corrida com um drive through (mais uma passagem pelos boxes). O brasileiro foi considerado culpado por um toque em Lewis Hamilton. Ele ainda foi beneficiado pela punição de Sebastien Bourdais. Já o inglês também teve de fazer uma passagem pelos boxes por ter jogado Kimi Raikkonen para fora da pista na largada. Hamilton acabou em 12º.

19 de outubro, GP da China

Felipe Massa na segunda posição, depois que Kimi Raikkonen cedeu o lugar a sete voltas do fim da prova para o brasileiro. Hamilton venceu a prova com tranqüilidade.

02 de novembro, GP do Brasil

Para ser campeão, Massa precisava chegar em primeiro ou em segundo, com Hamilton cinco posições atrás dele. No final da corrida, tudo parecia dar certo. Massa liderava e Hamilton estava em sexto. Na penúltima curva da última volta, Hamilton faz uma ultrapassagem e garante o quinto lugar e o título de mais jovem campeão da Fórmula 1.

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