Fedato
Maior zagueiro do futebol paranaense, Fedato também é o capitão mais emblemático da história do Coritiba. Na maior parte do período em que jogou no clube, entre 1943 e 1958, foi o líder em campo, não só pela qualidade técnica, mas também pela postura educada dentro e fora dos gramados.
Hidalgo
A liderança de Hidalgo no Coxa dos anos 70 era tão grande que, quando parou de jogar, o ex-volante incorporou o “Capitão” ao nome como comentarista esportivo. A confiança nele era tamanha, que quando o técnico Yustrich deixou o time, em 1974, Hidalgo assumiu o comando nas 14 primeiras rodadas do Brasileiro.
Oberdan
A raça era a grande marca do zagueiro Oberdan em campo. Dedicação que o levou a ser capitão em duas das três passagens que teve do Coxa , nos anos 70. Nos momentos mais difíceis, Oberdan não fugia da responsabilidade. Como da vez em que foi para o gol substituir o goleiro Célio, expulso contra o Cianorte, e defendeu um pênalti.
Gomes
O zagueiro Gomes está na história do Coritiba como o capitão que ergueu o principal troféu do clube, o do Brasileiro de 1985. Junto com o goleiro Rafael, Gomes era o líder da equipe.
Zambiasi
O zagueiro Zambiasi já tinha tudo para ser o líder natural com a postura de jamais brincar em serviço. Mas a braçadeira de capitão acabou ganhando ainda mais ênfase quando se tornou o defensor artilheiro do time nos anos 90, com 18 gols.
Ademir Alcântara
Contratado em 1995, o volante Ademir Alcântara foi o capitão do Coritiba no acesso à Série A naquele ano. Companheiro de quarto de Alex, o volante era o principal conselheiro quando o Menino de Ouro despontou.
Reginaldo Nascimento
Volante e zagueiro, Reginaldo Nascimento compensava a limitação técnica com muita dedicação, o que fez com que Nascimento caísse nas graças da torcida.
Tcheco
Na primeira passagem pelo Alto da Glória, comandou o Coritiba no título invicto do Paranaense e na classificação para a Libertadores, com a quinta colocação no Brasileiro de 2003. Voltou em 2010 para ser novamente a referência em campo.
Emerson
Zagueiro técnico, Emerson acabou virando capitão do Coritiba pela sobriedade em campo. Passava tranquilidade ao elenco e é o maior zagueiro artilheiro do Coxa: 20 gols.
Alex
Maior ídolo recente formado no Coxa, Alex retornou ao Alto da Glória em 2012 para ser a referência técnica e líder do grupo. Tornou-se a voz do elenco diante da diretoria, nas cobranças de salários atrasados. Ainda virou líder do movimento Bom Senso FC, que cobra mudanças no futebol brasileiro.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião