| Foto: /

Fedato

 
CARREGANDO :)

Maior zagueiro do futebol paranaense, Fedato também é o capitão mais emblemático da história do Coritiba. Na maior parte do período em que jogou no clube, entre 1943 e 1958, foi o líder em campo, não só pela qualidade técnica, mas também pela postura educada dentro e fora dos gramados.

Hidalgo

 
Publicidade

A liderança de Hidalgo no Coxa dos anos 70 era tão grande que, quando parou de jogar, o ex-volante incorporou o “Capitão” ao nome como comentarista esportivo. A confiança nele era tamanha, que quando o técnico Yustrich deixou o time, em 1974, Hidalgo assumiu o comando nas 14 primeiras rodadas do Brasileiro.

Oberdan

A raça era a grande marca do zagueiro Oberdan em campo. Dedicação que o levou a ser capitão em duas das três passagens que teve do Coxa , nos anos 70. Nos momentos mais difíceis, Oberdan não fugia da responsabilidade. Como da vez em que foi para o gol substituir o goleiro Célio, expulso contra o Cianorte, e defendeu um pênalti.

Gomes

O zagueiro Gomes está na história do Coritiba como o capitão que ergueu o principal troféu do clube, o do Brasileiro de 1985. Junto com o goleiro Rafael, Gomes era o líder da equipe.

Zambiasi

 

O zagueiro Zambiasi já tinha tudo para ser o líder natural com a postura de jamais brincar em serviço. Mas a braçadeira de capitão acabou ganhando ainda mais ênfase quando se tornou o defensor artilheiro do time nos anos 90, com 18 gols.

Publicidade

Ademir Alcântara

Contratado em 1995, o volante Ademir Alcântara foi o capitão do Coritiba no acesso à Série A naquele ano. Companheiro de quarto de Alex, o volante era o principal conselheiro quando o Menino de Ouro despontou.

Reginaldo Nascimento

 

Volante e zagueiro, Reginaldo Nascimento compensava a limitação técnica com muita dedicação, o que fez com que Nascimento caísse nas graças da torcida.

Tcheco

 

Na primeira passagem pelo Alto da Glória, comandou o Coritiba no título invicto do Paranaense e na classificação para a Libertadores, com a quinta colocação no Brasileiro de 2003. Voltou em 2010 para ser novamente a referência em campo.

Publicidade

Emerson

Zagueiro técnico, Emerson acabou virando capitão do Coritiba pela sobriedade em campo. Passava tranquilidade ao elenco e é o maior zagueiro artilheiro do Coxa: 20 gols.

Alex

 

Maior ídolo recente formado no Coxa, Alex retornou ao Alto da Glória em 2012 para ser a referência técnica e líder do grupo. Tornou-se a voz do elenco diante da diretoria, nas cobranças de salários atrasados. Ainda virou líder do movimento Bom Senso FC, que cobra mudanças no futebol brasileiro.