Após o Atletiba, a sala de imprensa na Arena parecia mais a do Couto Pereira. Enquanto poucos jornalistas aguardavam os atleticanos, nove câmeras e cerca de 30 profissionais de imprensa se apertavam para esperar o técnico René Simões e os jogadores do Coritiba. Um dos assuntos mais comentados era o equívoco ocorrido no site oficial do Atlético, que durante algumas horas, entre a tarde de sábado e a manhã de ontem, estampou material sobre o título rubro-negro, previsto para entrar no ar somente em caso de conquista.
O material destacava que o título havia sido conseguido pelo Rubro-Negro após ter vencido o rival por 2 a 1, além de uma retrospectiva da campanha, declarações de atletas enalteciam a conquista.
Apesar de a assessoria de imprensa do Coxa ter relatado que essa informação já estava na mão do técnico alviverde na manhã de ontem, René desconversou na entrevista coletiva ao ser questionado sobre o assunto. "Tanta gente utiliza esse tipo de recurso que hoje nem cabe mais", afirmou o treinador. "Nem vi nada sobre isso", tentou confirmar o meia Marcelinho Paraíba.
Mas o volante Leandro Donizete assumiu que o "já-ganhou" atleticano foi utilizado na motivação dos atletas, o que acabou funcionando. "Ficamos meio magoados. Com isso, viemos para cima deles para conseguir a vitória", garantiu o jogador do Coritiba.
A atitude de René ao transformar esse material em arma para a sua equipe foi enaltecida até pelo comandante do Furacão. "Se eu fosse ele, também usaria. O René é muito inteligente e com certeza utilizou isso na preleção", garantiu Geninho.
A assessoria de imprensa atleticana informou que um hacker teria entrado no sistema do clube e colocado a matéria no ar. Pouco antes do jogo, Roberto Karam, coordenador de marketing do Atlético, confirmou que o incidente foi um erro interno. "Isso tem um nome: caca. E se dizem profissionais do marketing", protestou, sem citar nomes.
* * * * * *
Perdidos na rede
Veja alguns trechos do material que vazou antes do jogo no site oficial do Atlético.
"Foi muito importante esta conquista. Esse era o primeiro objetivo. Quero ser o artilheiro também, mas isso estava em segundo plano. O importante foi ter conquistado o campeonato."
Rafael Moura, sobre a artilharia e o "título".
"Com a conquista matemática do Paranaense 2009, o Atlético Paranaense faturou o 22.º título estadual de sua história. Além disso, essa é a quinta conquista do CAP nesta década, ressaltando assim a supremacia do Rubro-Negro nos anos 2000."
Trecho de matéria que vazou no site, destacando o "quinto" título do Atlético em dez anos.
"Campeão também em público nos jogos."
Título de matéria sobre a média de público do Atlético.
"Netinho: Desejei muito esse título."
Título de matéria com o jogador Netinho.