![René leva retórica a campo Faichecleres: banda agora conta com um novo baixista, Ricardo Junior (primeiro à direita). | Divulgação](https://media.gazetadopovo.com.br/2007/06/f5eae9374bbc5c4159c9dc96de7862ae-gpLarge.jpg)
René Simões põe em prática na sua estréia efetiva à frente do Coritiba, hoje, às 20h30, contra o Brasiliense, no Couto Pereira, um estilo de trabalho diferenciado. Baseado em ações para motivar o time (com muita conversa, histórias do cotidiano, presença de crianças nos coletivos), o técnico espera ver o Coxa deslanchar na Série B.
Para isso também pediu apoio irrestrito à torcida. Escreveu uma carta aberta que foi publicada no site oficial do clube. Pediu a união dos fãs com os profissionais do time para recolocar o Alviverde na elite.
Resta saber se mesmo com o a equipe não tendo um bom desempenho o embalo das arquibancadas vai continuar. René acredita que tudo depende do comportamento do time em campo.
"As coisas têm de ocorrer de dentro para fora. Precisamos mostrar algo dentro do jogo para merecer o apoio", avisa ele, que fará reuniões semanais com a comissão técnica para tentar eliminar qualquer tipo de problema no elenco.
"É uma grande teia e todo nós estamos envolvidos nela. Só com tolerância zero contra erros e problemas é que vamos conseguir nosso objetivo", avalia.
Na última vez em que o Coxa atuou no Alto da Glória (derrota por 1 a 0 para o São Caetano), o público teve pouquíssima paciência com a equipe ainda dirigida por Guilherme Macuglia.
A expectativa é que a chegada da nova comissão técnica, os pedidos de ajuda do técnico René Simões e algumas mudanças no time (especialmente no esquema que agora é o 3-5-2) as vaias não aconteçam nem se o time estiver inseguro.
"A equipe ainda está em formação. Tem jogador ainda estreando como é meu caso (atuou meio tempo ante o Gama). As últimas equipes que subiram tiveram um pouco de dificuldade no começo da competição. Com a ajuda da torcida temos grande chance de subir", avalia o volante Careca.
Quem não estréia, mas também quer apoio, é o volante Juninho. O camisa 5 volta a ser titular após ficar no banco no triunfo sobre o Remo. "Em todos lugares que joguei apareci mais para o time do que para a torcida", pondera.
Na TV: Coritiba x Brasiliense, às 20h30, no Premiere.
* * * * * *
Em CuritibaCoritiba x Brasiliense
CoritibaÉdson Bastos; Leandro, Anderson Lima e Dezinho; Ivo, Juninho, Careca, Marlos (Diogo) e Fabinho; Keirrison e Henrique Dias. Técnico: René Simões.
BrasilienseGuto; Rafael Toledo, Padovani, Marcelão e Rodriguinho; Coquinho, Bruno de Jesus (Maia), Goéber e Adrianinho; Allan Delon e Dimba. Técnico: Roberto Fernandes.
Estádio: Couto Pereira. Horário: 20h30. Árbitro: José Acácio da Rocha (SC). Auxs.: Carlos Berkenbrock e Kléber Lúcio Gil (SC).
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Pedir o impeachment de Lula ou não? A divisão da direita nas manifestações
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Deixe sua opinião