Jogos de hoje
13h15 - Pinheiros x U. Americana (PAR)
14h45 - Metodista x Quilmes (ARG)
16h30 - Taubaté x River Plate (ARG)
20h30 - Unopar x U. de los Lagos (CHI)
Com promessa de muito equilíbrio em quadra, começa hoje no Moringão a 5.ª edição do Campeonato Pan-Americano de Clubes de handebol. A Unopar Londrina/Sercomtel estreia às 20h30, contra a Universidad de los Lagos, do Chile, logo após a cerimônia oficial de abertura. Mas à tarde já vai ter bola em jogo, com Pinheiros-SP x Universidad Americana, do Paraguai. Todos os jogos são no Moringão, com entrada franca. A competição termina no feriado de 1.º de maio, terça-feira, e o campeão será o representante das Américas no Mundial de Doha, no Catar, em agosto.
O técnico da Unopar, Giancarlos Ramirez, coloca as equipes do Pinheiros e Metodista como favoritas, mas diz que seu jovem e renovado time, se jogar o que vem treinando, tem condições de neutralizar os pontos fortes dos dois principais concorrentes na briga por seu segundo título pan-americano (os londrinenses foram campeões em 2009).
Ele admitiu que não conhece o adversário chileno. "Nós jogamos com a seleção do Chile aqui, com outras equipes do Chile, mas o time da Universidad de los Lagos não sei realmente como é", disse.
Sobre a renovação da equipe, Ramirez garantiu que está dando certo, mas previu o entrosamento ideal só no segundo semestre. "Os garotos chegaram de outros clubes, onde treinavam de forma diferente. Agora jogam ao lado de um central como o Léo e ficam um pouco inibidos. Têm medo de errar, ficam um pouco preocupados. Nós estamos tentando tirar essa ansiedade, essa responsabilidade para que joguem tranquilos. Para que joguem o que eles sabem. Eles têm o potencial", afirmou o treinador.
O meia esquerda Allan Luiz Pereira, 23 anos, é um dos garotos da Unopar. Natural de Santa Helena, Oeste do estado, estava jogando em Maringá. Ele disse que o time ainda está acertando os últimos detalhes, mas está bem entrosado. "É uma equipe bastante nova, com garotos de lugares diferentes. No entanto, acho que o time tem capacidade para fazer um grande campeonato. Se jogar certinho, dá para pensar em título, sim", apostou Allan.
O Pan de Clubes de Handebol reúne oito equipes de Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. Eles estão divididos em dois grupos de quatro (Pinheiros, Taubaté, River Plate e Universidad Americana no A e Unopar, Metodista, Quilmes e Universidad de los Lagos no B).
Os times jogam entre si dentro dos grupos, e os dois melhores de cada chave se enfrentam na semifinal, na próxima segunda (1.º do B x 2.º do A e 1.º do A x 2.º do B). A final, dia 1.º de maio, reunirá os vencedores de cada duelo.
Deixe sua opinião