| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Diário esclarece dúvidas dos iniciantes

Posso correr com aquele tênis com que faço golaços no futebol de salão? Comer um churrasco com os amigos véspera de uma prova e sem prejudicar meu rendimento? E a freqüência cardíaca? Como faço para saber se não estou correndo além do meu limite?

Durante a semana, a reportagem da Gazeta do Povo ouvirá opinião de especialistas ligados à prática de corridas de rua para ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas.

CARREGANDO :)

Veja o programa de treino do repórter da Gazeta do Povo:

Segunda–feira – 30 a 40 minutos (ritmo moderado)

Terça-feira – musculação e corrida velocidade (Quatro tiros de 400 metros)

Quarta-feira – percurso com pouco impacto 8km ( percurso deve ser feito em grama ou terra)

Quinta-feira – musculação e 30 a 40 minutos (ritmo moderado)

Sexta-feira – percurso de 10 a 12 km

Sábado – descanso

Domingo – etapa do Circuito de Corridas da Caixa

Correr é bom, mas é preciso fazê-lo corretamente e com cuidados para evitar contusões e aprovetar todos os benefícios do exercício. Para dar dicas aos corredores que podem pensar até em disputar algumas provas amadoras do circuito de rua, o repórter Angelo Binder, da Gazeta do Povo, começa aqui um diário de preparação para a 9ª etapa do Circuito de Corridas da Caixa 2008, que acontece no próximo domingo (9). As dicas vão servir tanto para os que apenas querem manter a forma quanto para os que já pensam em disputar provas. Veja aqui a programação das reportagens e treinamentos durante a semana.

Publicidade

A prova é de 10 km e tem largada prevista para às 7h30 horas( elite feminina) e às 7h45 (elite masculina e demais categorias), na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, contará com a participação da reportagem da Gazeta do Povo(veja o percurso da corrida).

O jornalista, convidado pela organização da etapa, terá uma rotina de treinamento monitorada por Domiciana Gomes, técnica do campeão do Circuito da Caixa em 2006 e atual líder, Giomar Pereira. Em boletins díarios, a partir desta terça-feira (4), o corredor terá um guia especial com dicas de especialistas na área médica, cuidados com a alimentação, formas de melhorar o rendimento do treino. Também acompanhará o dia a dia dos treinos do repórter.

Inscrições

O Circuito de Corridas da Caixa é o maior evento do gênero do Brasil. Neste ano, a programação do torneio somará 10 provas, em oito estados diferentes. A competição vale pontos para o Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua, que define o melhor fundista do basileiro de 2008. Desde 2004, mais de 36.500 atletas já participaram do circuito.

Todos os inscritos receberão camiseta do evento em tecido tecnológico, número de peito e chip de cronometragem. Os dois primeiros itens serão entregues nos dias 7, das 10 às 20 horas, e 8 de novembro, das 10 às 17 horas, na loja Centauro do Park Shopping Barigui (R. Prof. Pedro Viriato P. Souza, 600). É necessário que os corredores tragam seus protocolos de inscrição. O chip de cronometragem será entregue aos atletas no dia da prova, das 6 às 7 horas. Haverá premiação em dinheiro aos primeiros cinco colocados nas categorias elite masculina e feminina (confira o regulamento).

Publicidade

Quenianos confirmam presença

O Quênia, grande potência do esporte, estará representado por três atletas na etapa de Curitiba do Circuito de Corridas da Caixa. Referência na corrida mundial, os quenianos defendem o título da etapa paranaense da maior competição brasileira de corridas de rua. Na edição 2007, Kiprono Chemwolo no masculino, e Chemtai Rionutukei, entre as mulheres, foram os primeiros a cruzar a linha de chegada. Nesta temporada, Charles Korir, Joshua Kemei e Jacqueline Chebor são os atletas que vestirão o preto, vermelho e verde da bandeira do Quênia.

Charles Korir é o principal nome entre os que estarão em Curitiba, após a conquista do bicampeonato da Maratona de Foz do Iguaçu, no fim de setembro. O atleta foi segundo lugar na Meia Maratona de São Paulo, em 2006. A veterana Jacqueline Chebor, de 39 anos, é uma das favoritas. A queniana venceu a Maratona de São Paulo em 2007 e este ano se prepara para a Maratona de Curitiba, que venceu na última edição.