Diário esclarece dúvidas dos iniciantes
Posso correr com aquele tênis com que faço golaços no futebol de salão? Comer um churrasco com os amigos véspera de uma prova e sem prejudicar meu rendimento? E a freqüência cardíaca? Como faço para saber se não estou correndo além do meu limite?
Durante a semana, a reportagem da Gazeta do Povo ouvirá opinião de especialistas ligados à prática de corridas de rua para ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas.
Veja o programa de treino do repórter da Gazeta do Povo:
Segundafeira 30 a 40 minutos (ritmo moderado)
Terça-feira musculação e corrida velocidade (Quatro tiros de 400 metros)
Quarta-feira percurso com pouco impacto 8km ( percurso deve ser feito em grama ou terra)
Quinta-feira musculação e 30 a 40 minutos (ritmo moderado)
Sexta-feira percurso de 10 a 12 km
Sábado descanso
Domingo etapa do Circuito de Corridas da Caixa
Correr é bom, mas é preciso fazê-lo corretamente e com cuidados para evitar contusões e aprovetar todos os benefícios do exercício. Para dar dicas aos corredores que podem pensar até em disputar algumas provas amadoras do circuito de rua, o repórter Angelo Binder, da Gazeta do Povo, começa aqui um diário de preparação para a 9ª etapa do Circuito de Corridas da Caixa 2008, que acontece no próximo domingo (9). As dicas vão servir tanto para os que apenas querem manter a forma quanto para os que já pensam em disputar provas. Veja aqui a programação das reportagens e treinamentos durante a semana.
A prova é de 10 km e tem largada prevista para às 7h30 horas( elite feminina) e às 7h45 (elite masculina e demais categorias), na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, contará com a participação da reportagem da Gazeta do Povo(veja o percurso da corrida).
O jornalista, convidado pela organização da etapa, terá uma rotina de treinamento monitorada por Domiciana Gomes, técnica do campeão do Circuito da Caixa em 2006 e atual líder, Giomar Pereira. Em boletins díarios, a partir desta terça-feira (4), o corredor terá um guia especial com dicas de especialistas na área médica, cuidados com a alimentação, formas de melhorar o rendimento do treino. Também acompanhará o dia a dia dos treinos do repórter.
Inscrições
O Circuito de Corridas da Caixa é o maior evento do gênero do Brasil. Neste ano, a programação do torneio somará 10 provas, em oito estados diferentes. A competição vale pontos para o Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua, que define o melhor fundista do basileiro de 2008. Desde 2004, mais de 36.500 atletas já participaram do circuito.
Todos os inscritos receberão camiseta do evento em tecido tecnológico, número de peito e chip de cronometragem. Os dois primeiros itens serão entregues nos dias 7, das 10 às 20 horas, e 8 de novembro, das 10 às 17 horas, na loja Centauro do Park Shopping Barigui (R. Prof. Pedro Viriato P. Souza, 600). É necessário que os corredores tragam seus protocolos de inscrição. O chip de cronometragem será entregue aos atletas no dia da prova, das 6 às 7 horas. Haverá premiação em dinheiro aos primeiros cinco colocados nas categorias elite masculina e feminina (confira o regulamento).
Quenianos confirmam presença
O Quênia, grande potência do esporte, estará representado por três atletas na etapa de Curitiba do Circuito de Corridas da Caixa. Referência na corrida mundial, os quenianos defendem o título da etapa paranaense da maior competição brasileira de corridas de rua. Na edição 2007, Kiprono Chemwolo no masculino, e Chemtai Rionutukei, entre as mulheres, foram os primeiros a cruzar a linha de chegada. Nesta temporada, Charles Korir, Joshua Kemei e Jacqueline Chebor são os atletas que vestirão o preto, vermelho e verde da bandeira do Quênia.
Charles Korir é o principal nome entre os que estarão em Curitiba, após a conquista do bicampeonato da Maratona de Foz do Iguaçu, no fim de setembro. O atleta foi segundo lugar na Meia Maratona de São Paulo, em 2006. A veterana Jacqueline Chebor, de 39 anos, é uma das favoritas. A queniana venceu a Maratona de São Paulo em 2007 e este ano se prepara para a Maratona de Curitiba, que venceu na última edição.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia