Dez seleções já estão classificadas para a Copa do Mundo de 2006: Alemanha (país-sede), Brasil, Argentina (América do Sul), Ucrânia (Europa), México, Estados Unidos (Concacaf), Japão, Irã, Coréia do Sul e Arábia Saudita (Ásia). Ainda restam 22 vagas.
Os lugares restantes serão preenchidos por 12 seleções da Europa, duas da América do Sul, uma da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) e cinco da África. Além disso, haverá repescagens entre representantes da América do Sul e Oceania (uma vaga), e entre Ásia e Concacaf (uma vaga).
Na América do Sul, faltam duas rodadas para o final das Eliminatórias e mais duas seleções ainda conseguirão vaga direta no Mundial. O quinto colocado terá que disputar uma repescagem com a Austrália, vencedora da fase classificatória da Oceania.
Na Europa, só a Ucrânia já garantiu seu lugar antes do final das Eliminatórias. A Alemanha não precisou disputar o torneio classificatório, pois é o país-sede. São oito grupos, e os primeiros colocados se classificam automaticamente. Os dois melhores segundos colocados também estarão na Alemanha. As três vagas restantes serão definidas na repescagem entre os seis vice-líderes que sobrarem.
A África tem direito a cinco representantes e nenhum país conseguiu ainda o passaporte para a Alemanha. As seleções são divididas em cinco grupos, e os vencedores de cada estarão na Copa.
Japão, Coréia do Sul, Arábia Saudita e Irã são os quatro representantes confirmados da Ásia. O continente pode ter mais um país na Copa. Uzbequistão e Bahrein (terceiros colocados de cada grupo na fase final) disputarão quem irá fazer a repescagem com o quarto lugar das Eliminatórias da Concacaf (Américas Central, do Norte e Caribe).
Na Concacaf, México e Estados Unidos estão garantidos matematicamente. Mais uma seleção irá direto para a Copa. O quarto lugar fará um jogo com um representante asiático.
Deixe sua opinião