O atacante Bruno Mineiro, que volta ao time, tem o “costume” de marcar gols nos minutos derradeiros| Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

A Reta final, segundo sérgio Soares

O técnico atleticano fala sobre todos os jogos que faltam para o Furacão neste Brasileiro:

Atlético x Fluminense

"Uma decisão, contra um concorrente direto. Procuraremos fazer a nossa parte, pelo fato de jogar dentro de casa. Sempre mirando o terceiro colocado."

São Paulo x Atlético

"Mais um concorrente, mas nos domínios do São Paulo temos de ter a mesma postura como se tivéssemos jogando dentro de casa, para que nós possamos mostrar que somos um time de força para poder chegar."

Atlético x Palmeiras

"Como contra o Fluminense, será mais um concorrente. Jogos dentro de casa nós temos de procurar vencer. Contra os concorrentes, mais ainda."

Flamengo x Atlético

"Um time que provavelmente quando jogar contra nós estará em uma situação longe da zona do rebaixamento. É um adversário difícil porque é tradicional, mas nós temos de ir lá tentar fazer o resultado."

Atlético x Prudente

"Contra um adversário que estará praticamente rebaixado, é obrigação vencer."

Grêmio x Atlético

"O Grêmio está em uma ascensão. Não sabemos se quando chegar no nosso jogo, estará ainda vivendo este grande momento. Mas sabemos que jogar em Porto Alegre é sempre difícil. O Grêmio deve estar brigando junto conosco por uma situação de Libertadores, mas não podemos escapar de ir lá, fazer um bom jogo e tentar vencer."

Ceará x Atlético

"O Ceará está praticamente fora de qualquer situação. Na penúltima rodada, entendo que temos de ir a Fortaleza para manter uma situação e decidir em casa"

Atlético x Avaí

"É o jogo para nos classificarmos."

CARREGANDO :)
Veja a ficha técnica do jogo
Acompanhe o desempenho do Atlético nos últimos jogos
CARREGANDO :)

O jogo entre Atlético e Flu­­mi­­nense, às 16 horas, na Arena, re­­presenta muito para as duas equipes, que buscam pelo menos a vaga na Libertadores de 2011. Os rubro-negros garantem que o importante nessa partida é fazer um gol, o necessário para conseguir os três pontos. Pelo retrospecto do Furacão neste Brasileiro, a torcida pode ser obrigada a es­­perar pela bola na rede. A ten­­dên­­cia atleticana neste campeonato tem sido marcar gols nos 15 últimos minutos do primeiro ou do segundo tempo.

Publicidade

Dos 33 tentos do Atlético até a 30.ª rodada, sete deles ocorreram após os 30 minutos do primeiro tempo. Analisada somente a etapa complementar, o nú­­mero é ainda maior: oito vezes balançando a rede na reta final das partidas.

Segundo os jogadores do Furacão, é difícil explicar o motivo desta preponderância de gols tardios. Para o atacante Bruno Mineiro, por exemplo, que re­­torna ao time após ter ficado de fora 14 dias por causa de uma lesão no pé, a culpa é do famoso "detalhe".

"A vitória às vezes vem nesses detalhes. Nós ganhamos um jo­­go contra o Avaí no último se­­gundo", lembrou, citando o gol aos 49 do segundo tempo de Maikon Leite, que não deve jogar hoje por estar machucado. "A preparação física está sendo muito boa. Até no final do jogo o time está correndo muito bem", complementou Bruno Mineiro.

Ainda o artilheiro da equipe, com seis gols, mesmo sem marcar desde o dia 15 de setembro, o atacante é um dos responsáveis por esta estatística. No primeiro turno, justamente contra o Fluminense, ele marcou o gol de honra na derrota por 3 a 1, no Maracanã, aos 38 do segundo tempo. Já contra o Atlético Mineiro, o gol saiu aos 39 da etapa final, também em uma derrota por 3 a 1.

Porém, se Bruno Mineiro é um exemplo prático dessa tendência atleticana, o inverso é Branquinho. Dos cinco gols do meia, três foram a antes dos 14 minutos do primeiro tempo e os outros dois ocorreram antes dos 17 da etapa final. "É normal. No começo você tem um gás a mais. Você acelera mais o jogo", argumentou o jogador, autor de um dos gols na última vitória rubro-negra, contra o Goiás, e contrariando a estatística.

Publicidade

Para Branquinho, contra o vice-líder hoje, a tendência da equipe de marcar nos 15 minutos finais de cada tempo pode continuar. "A equipe vem trabalhando bem desde o começo do primeiro tempo. Seria estranho se não saíssem esses gols, eu ia começar a ficar preocupado. Mas se sair aos 48 do segundo tempo, 1 a 0 para gente, serão três pontos e eu vou ficar feliz", resumiu.

Torcida

Empolgada com a boa fase rubro-negra, a torcida atleticana está organizando uma carreata a partir do CT do Ca­­ju, para acompanhar a equipe até a Arena. A concentração será às 13 horas.

No estádio será realizado o mosaico, que pela primeira vez será patrocinado pela Coca-Cola. Porém, a organização garante que a imagem formada será uma referência ao clube e não à empresa.