• Carregando...
 |
| Foto:

No próximo domingo, a contagem regressiva para o início da Copa do Mundo da África do Sul chegará aos redondos dois me­­ses. Para marcar a data, a Ga­­zeta do Povo publicará, encartado na edição do dia 11 de abril, o especial Co­­­­nexão Brasil-África. Com 32 pá­­ginas coloridas, formato e papel de revista, o fascículo apresenta um retrato atual dos preparativos do país para o torneio e mostra um pouco da realidade que estará, por um mês, presente no dia a dia dos brasileiros.

A produção do material mobilizou parte da editoria de Es­­portes do jornal. Os repórteres Carlos Eduardo Vicelli, Marcio Reinecken e Robson De Lazzari, destacados para realizar a cobertura in loco da Gazeta durante o Mun­­dial, dedicaram semanas de trabalho em pesquisas e entrevistas que traduzissem o que é a África do Sul.

O resultado são reportagens que mostram, por exemplo, um jeito apaixonado de acompanhar o futebol, embalado pelo som das vuvuzelas, mas também composto por cenas únicas. Orlando Pira­tes e Kaizer Chiefs, os maiores rivais do país, conseguem a façanha de unir suas torcidas em rodadas duplas no Soweto, algo como coxas-brancas e atleticanos irmanados empurrando seus times em um jornada contra Corinthians e Palmeiras, por exemplo.

Ou a preocupante constatação de que duas décadas após o fim do apartheid, o racismo ainda se manifesta fortemente na sociedade sul-africana. Pes­­quisas apontam a descrença na possibilidade de a nação interracial prosperar. Nú­­meros que ga­­nham calor diante de fatos como o re­­cente assassinato do líder africâner (o grupo dominante no regime de segregação racial) Eugene Terreblanche.

Para reforçar esse mosaico da realidade sul-africana, a Gazeta do Povo encomendou textos exclusivos de dois jornalistas do país da Copa. Carlo Amato, colunista do Sunday Times, um dos principais jornais de Johan­­nesburgo, mostra no seu artigo uma realidade que dá veracidade à marcante frase do pós-Mundial de 2006 de que a África do Sul realmente é logo ali.

Tiyani wa ka Mabasa, repórter da Kick Off, principal revista sobre futebol da África do Sul, traz uma entrevista com Danny Jor­­daan, chefe do Comitê Exe­­cutivo da Copa, responsável por entregar o país pronto para a bola começar a rolar em 11 de junho. Em outras duas entrevistas, essas feitas pela nossa equipe em Curitiba, duas visões de aspectos distintos da terra de Nelson Man­­dela: com Carlos Alberto Parreira, o técnico dos Bafana Bafana, e Sérgio Gil, cientista político especializado no país.

Tudo embalado em um visual atraente e moderno, preparado pelo designer gráfico Dino Pezzole. Um material para ler, aprender e guardar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]