Ouro no Pan
A seleção garantiu o tal prêmio de R$ 1,2 milhão vencendo os Estados Unidos na final do Pan. A quantia ainda não foi paga pela Confederação Brasileira de Vôlei.
Depois de ficar um tempo sem falar sobre o corte da seleção brasileira na véspera dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o levantador Ricardinho atendeu a imprensa na coletiva de lançamento do seu livro, "Levantando a Vida", realizada nesta terça-feira, em Maringá, no Paraná. O jogador não mediu palavras ao dizer que o pacto do grupo de seguir junto até as Olimpíadas de Pequim foi quebrado.
"É o fim do pacto. Ele foi quebrado a partir do momento que eles deixaram eu sair daquela sala", diz ele, referindo-se ao momento do corte, quando todos os jogadores estavam reunidos na sala de um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Sobre a não participação no Pan, único título que falta no currículo do ex-capitão, Ricardinho mostrou ressentimento e contou que praticamente lhe tiraram a tão sonhada medalha. No entanto, ele disse que isso até podem lhe tirar. "Mas a camiseta ninguém me tira".
Para Ricardinho, a tão comentada 'família Bernardinho' não existe mais. Segundo ele, toda a situação do corte foi planejada logo pelo pai, o técnico Bernardinho, pessoa pela qual o levantador nutria grande admiração. "Não acredito mais nessa 'família Bernardinho'", declara o jogador.
De acordo com o levantador, para ele voltar à seleção brasileira o treinador precisará fazer uma retratação e revelar o real motivo da sua dispensa do Pan Rio 2007. No contrário, Ricardinho não enxerga mais possibilidades de defender as cores do Brasil. "Tem volta sim, mas o Bernardinho precisa dar uma explicação publicamente, se ele quiser, ou entre quatro paredes. A cicatriz, neste momento, está aberta", explica o jogador.
Ricardinho conta que alguns jogadores receberam um e-mail de convocação para o Sul-Americano. O ex-capitão conta que nada chegou até ele, o que deixa o seu retorno cada vez mais distante. "Houve uma convocação pela internet, para o e-mail pessoal de cada um. Após saber disso pela imprensa, procurei em todos os meus e-mails para ver se tinha a convocação e vi que não tinha sido convocado", confirma ele.