O pentacampeonato para Ricardo e Emanuel em Portugal foi adiado. Os campeões olímpicos perderam neste domingo, na cidade de Espinho, a decisão da quarta etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia para os alemães Julius Brinck e Christoph Dieckmann por 2 a 0 (13/21 e 17/21). Na disputa da medalha de bronze, Pedro Cunha e Franco superaram os italianos Lione e Varnier por 2 a 0 (21/19 e 21/15).
- Não fizemos um bom jogo, principalmente no primeiro set, e eles souberam aproveitar. Voltamos para o segundo set um pouco melhor, mas deixamos abrirem a diferença na metade do set e não deu para recuperar. Brink e Dieckmann estão em grande fase, conseguindo bons resultados, é uma dupla de qualidade e mereceu a vitória - resume o baiano Ricardo.
Esta foi a terceira final consecutiva nesta temporada de Ricardo e Emanuel no Circuito Mundial. Campeões na Croácia e vice na Itália, eles já haviam enfrentado Dieckmann e Brinck em Espinho, na sexta-feira, pelas quartas-de-final, e levado a melhor, ganhando por 2 a 0. Mas, neste domingo, a equipe da Alemanha não deu chance aos campeões olímpicos, que seguem na liderança do ranking mundial.
Franco e Pedro, por sua vez, garantiram o segundo pódio na temporada, já que foram vice-campeões na China. O Brasil ainda contou com mais dois representantes na arena montada nas areias da praia da Baía: Márcio/Fábio Luiz ficou na quinta colocação, e Nalbert/Luizão em sétimo lugar.
Após a realização de quatro etapas, Ricardo e Emanuel somam 2.100 pontos no ranking mundial. Márcio e Fábio Luiz seguem como vice-líderes com 1.620 pontos. Em terceiro lugar estão Kais e Vesik, da Estônia, com 1.140 pontos, seguidos por Brinck e Dieckmann, da Alemanha, com 1.020 e Franco e Pedro, quintos colocados, com 960 pontos.
A próxima etapa do Circuito Mundial será disputada a partir de terça-feira, dia 20 de junho, em Gstaad, na Suíça, que sediará o primeiro Grand Slam do ano masculino e feminino.