No dia 10 de novembro de 2002, a cidade do Recife (PE) marcou a história da dupla Ricardo e Emanuel (BA/PR). A parceria, que posteriormente viria a se sagrar campeã olímpica, pan-americana e pentacampeã do Circuito Mundial, conquistou nas areias de Boa Viagem seu primeiro título, na etapa pernambucana do circuito nacional daquela temporada.
Em 2008, a Boa Viagem pode se tornar mais uma vez palco de um momento histórico para a parceria. A dupla, que lidera a classificação geral, pode garantir nas areias pernambucanas o título da temporada 2008. A conquista seria a quarta da dupla, campeã em 2002, 2003 e 2006.
"O título viria a coroar uma temporada muito boa. Tivemos um começo de ano perfeito e tudo corria bem até sofrer a lesão no pé direito. Ficamos fora de algumas etapas do Circuito Mundial e, na base da superação, conquistamos mais uma medalha olímpica. Ser campeão é sempre bom, mas Recife é um lugar especial por ter sido a cidade em que Emanuel e eu vencemos juntos pela primeira vez. Espero que possamos fazer uma festa dupla lá, com o título da etapa e o tetracampeonato do circuito", comentou Ricardo.
Contabilizada a pontuação das nove etapas já realizadas na temporada, Ricardo e Emanuel acumulam 3.320 pontos. A segunda parceria que mais somou pontos no ano é Márcio e Fábio Luiz (CE/ES), dupla medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, com 2.560. Pedro Solberg e Harley (RJ/DF) acumulam 2.320, mas o carioca não jogará mais na temporada, já que se submeteu a uma cirurgia de hérnia.
Caso vençam as três etapas restantes, Márcio e Fábio somarão mais 1.200 pontos, chegando a 3.760. No entanto, como o regulamento da competição prevê que apenas os onze melhores resultados de cada atleta sejam somados na determinação da dupla campeã, Márcio e Fábio teriam que descontar os 160 pontos obtidos em Xangri-lá (RS) pior colocação da dupla no ano.
Desta forma, eles podem, no máximo, chegar a 3.600 pontos até o fim do ano. Então, para Ricardo e Emanuel, basta garantir a terceira colocação da etapa pernambucana, que renderia mais 320 pontos à dupla, que teria assim 3.640 pontos e não poderia mais ser alcançada pelos rivais. Caso Márcio e Fábio não vençam a etapa pernambucana, bastará a Ricardo e Emanuel terminarem a disputa em Boa Viagem até duas posições atrás dos campeões mundiais de 2005, o que garantiria a manutenção da diferença de pontos.
"Sinceramente, já me considero campeão do circuito. A diferença é muito grande e acho quase impossível que qualquer outra dupla consiga nos superar, tendo em vista que precisaríamos ir muito mal nas etapas restantes. Se mantivermos a regularidade, mesmo sem o título da etapa pernambucana, garantiremos a conquista", avaliou Ricardo.
Se depender do retrospecto da temporada, Ricardo e Emanuel têm boas chances de assegurar a conquista no Recife. Em nove etapas disputadas, a dupla tem seis primeiros lugares, uma segunda colocação, um terceiro lugar e uma quinta posição, único resultado que, se repetido no Recife, pode não assegurar a conquista antecipada.
O retrospecto da dupla no Recife também é favorável. Desde que a parceria foi formada, em 2002, são seis participações na capital pernambucana com dois títulos (2002 e 2006), um vice-campeonato (2005), uma terceira colocação (2007) e dois quintos lugares (2003 e 2004).
No circuito feminino, tudo indefinido
No torneio feminino, a disputa pelo título da temporada segue mais indefinida. A liderança no momento é de Larissa e Vivian (PA), que somam 3.000 pontos. Maria Elisa e Val (PE/RJ) acumulam 2.840, contra 2.720 de Maria Clara e Carolina (RJ). Renata e Talita (RJ/AL) têm 2.400 pontos, assim como Agatha e Shaylyn (PR/CE).
A etapa pernambucana do Circuito Banco do Brasil começará nesta quinta-feira, com a disputa do torneio qualifying. A competição se estenderá até domingo. A arena foi montada na orla de Boa Viagem e a entrada será gratuita nos quatro dias de evento.
Deixe sua opinião