São Paulo (Uol) A dupla Ricardo e Emanuel conquistou o ouro na etapa de Salvador do Circuito Mundial de vôlei de praia, derrotando, ontem, os compatriotas Márcio e Fábio Luiz em uma final brasileira nas areias baianas. Em uma partida bastante equilibrada do início ao fim, o placar foi fechado em 2 sets a 1, com parciais de 21/19, 16/21 e 15/13.
Ricardo e Emanuel lideram o Circuito Mundial, que ainda tem mais três etapas pela frente. "Ainda tem muita coisa para acontecer, deu para ver a maratona que foi essa partida, nenhuma equipe vai desistir", disse Emanuel.
Na disputa pelo terceiro lugar, os norte-americanos Gibb e Metzger venceram os suíços Egger e Laciga por 2 sets a 0, com parciais de 17/21, 21/13, 16/14, para levar o bronze da etapa brasileira do Circuito Mundial.
No primeiro set, Márcio e Fábio Luiz saíram na frente, aproveitando a distancia no placar para impor pressão sobre os adversários. A dupla "ganhou" muitos pontos com os erros de Ricardo e Emanuel, que fora de sintonia não conseguiram se recuperar.
Já no fim do primeiro set, Fábio, o mais inexperiente dos quatro jogadores em quadra, cometeu um erro na defesa que chegou a balançar a dupla, permitindo que os adversários, embalados pela torcida para o baiano Ricardo, encostassem no placar. Apesar disso, Márcio e Fabio conseguiram fechar o primeiro set na frente.
No segundo set, Ricardo e Emanuel começaram a imprimir pressão sobre a dupla adversária desde o início. Os dois se concentraram mais em Márcio, induzindo-o aos erros excessivos.
"Não trabalhamos sobre o placar, mas sobre o que está acontecendo dentro da quadra. Eu cometi muitos erros e precisamos consertar isso", disse Márcio, no intervalo do segundo set.
Trabalhando bem o bloqueio, Emanuel e Ricardo abriram quatro pontos no placar e, restando apenas um para o final pediram tempo para se recuperar do forte calor que faz em Salvador e voltar à quadra para matar o set em um único lance.
O último e definitivo set teve um placar disputado ponto a ponto, com cada dupla abrindo, no máximo, dois pontos de vantagem. O panorama se seguiu até meados do set, quando Emanuel e Ricardo começaram a trabalhar com estratégia, "obrigando" Márcio, o mais baixo, sempre fizesse o bloqueio.
Da metade do set em diante, Ricardo conseguiu efetuar o bloqueio, que é sua especialidade, com muita facilidade. Ele crescia na rede com freqüência e impedia o avanço dos adversários. Foi nesse clima que a dupla campeã olímpica venceu os campeões mundiais para levar o ouro.