Horas antes da votação desta sexta-feira que decidirá a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, alfinetou a chegada de última hora do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Copenhague para defender a candidatura de Chicago.
Paes, falando a jornalistas enquanto Obama discursava para os eleitores do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou que a "passadinha por aqui" do presidente norte-americano não deve influenciar a eleição.
Rio de Janeiro e Chicago são apontadas por especialistas e casas de apostas na Europa como as duas favoritas, numa disputa que inclui ainda Tóquio e Madri. 95 eleitores do COI participam da primeira rodada da votação, que acontece após uma apresentação final de cada candidata.
"A maioria dos eleitores já deve ter decidido seu voto. A diferença é que o presidente Lula, por exemplo, o governador e o prefeito do Rio, estão em campanha há muito tempo, conversando com os eleitores há muito tempo. Não é numa visita a Copenhague de última hora para tentar conseguir alguns votos," disse Paes.
O presidente dos EUA, que inicialmente não viria a Copenhague para dedicar-se à reforma do sistema de saúde norte-americano, decidiu posteriormente passar algumas horas em Copenhague em busca de votos para a cidade onde fez sua carreira política.
Ele foi o último chefe de Estado entre as quatro cidades concorrentes a confirmar presença na votação do COI.
"Obama é um grande líder mundial, mas está aqui de visita. Chegou hoje, vai dar uma passadinha, não sabe nem direito como é a candidatura," afirmou Paes.
"Com todo respeito a Chicago e ao presidente Obama, não tenho dúvida que a candidatura brasileira tem o envolvimento especial do presidente Lula, que está há dois anos conversando com os eleitores e conhece bem a importância de se realizar uma Olimpíada no Rio. E tenho certeza que isso os membros do COI também sabem," acrescentou.
O Rio de Janeiro será a terceira cidade a se apresentar aos eleitores do COI, após Chicago e Tóquio. Madri encerra as apresentações, de acordo com ordem definida por sorteio.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião